TNDM II apresenta Alma na Sala Garrett

©TUNA_TNSJ-ALMA-9761O  TNDM II apresenta na Sala Garrett,  a partir de amanhã, Alma, a partir do Auto da Alma, de GiI Vicente, marcando o regresso ao mistério vicentino. 

Alma revela a faceta mais hierática e lírica de Nuno Carinhas, conjugando duas metáforas maiores da imagética religiosa – peregrinação e refeição. Alma propõe um pequeno teatro da vida humana, encenando-a como viagem, com os seus avanços e recuos, obstáculos e desvios. A dramaturgia faz incursões a lugares pouco frequentados da nossa literatura, Vitorino Nemésio, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes. Alma é um espetáculo plasticamente intenso, atravessado por reminiscências pictóricas, e que perfaz um arco que vai do ritual sagrado à festa profana. No epicentro está  uma “Alma caminheira”, alegoria de toda a espécie humana, disputada pelo Anjo e pelo Diabo. Alma luta contra o tempo e faz um trajecto de provação, mudança, descoberta. “Oh, andai! Quem vos detém?”

Nuno Carinhas, que assina a dramaturgia com Pedro Sobrado, é também responsável pelos figurinos da peça. A cenografia é de Pedro Tudela. O papel de Alma é desempenhado por Leonor Salgueiro, num elenco composto por Alberto Magassela, como  Diabo; Fernando Moreira Anjo, como Santo Ambrósio; Fernando Soares Anjo, como Igreja; João Castro Anjo, Outro Diabo; Jorge Mota Anjo,  como Santo Agostinho; Miguel Loureiro, como Um Peregrino; Paulo Freixinho, como Anjo e Paulo Moura Lopes Anjo, como São Jerónimo. Numa produção do TNSJ, em parceria com o TNDM II e TNSJ.

Alma em cena de 21 Fevereiro a 3 Março, na Sala Garrett, de quarta a sábado, às 21h00 e domingo às 16h00.

Texto de Clara Inácio

 

 

Artigo anteriorJosé Saramago recordado na Fortaleza de Peniche
Próximo artigoMuseu do Chiado em Lisboa inaugura nova exposição permanente

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome