Em fevereiro, o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, tem como foco principal a dança com a apresentação de três criações de reputados nomes da dança nacional: Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro e Ruben Marks, esta última em estreia absoluta.
Entre 11 e 13 de fevereiro, Victor Hugo Pontes apresenta Se Alguma Vez Precisares Da Minha Vida, Vem e Toma-a. O espetáculo detém-se sobre o enredo e as personagens de A Gaivota – peça de Anton Tchékhov cujo êxito a converteu em emblema do próprio Teatro de Arte de Moscovo – para os pôr a dançar.
O coreógrafo regressa assim à obra do dramaturgo, depois de ter integrado a equipa criativa do espetáculo A Gaivota, com encenação de Nuno Cardoso, assim como das obras Platónov e As Três Irmãs e de ter encenado a peça Os Malefícios do Tabaco. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. O espetáculo é uma coprodução de Nome Próprio, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato e TNSJ.
A Festa (da insignificância) assinala os 20 anos da Companhia Paulo Ribeiro, um número redondo para celebrar “carreira e maturidade” e anunciar a transição para um novo ciclo criativo. Os bailarinos desta “festa” estão, entre 18 e 20 de fevereiro, no TNSJ, acompanhados por músicos do Drumming – Grupo de Percussão para envolver o público na criação de uma comunidade de prazeres.
O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. O espetáculo resulta de uma coprodução Companhia Paulo Ribeiro, Théâtre National de Chaillot, Scène National de Besançon, Culturgest, Teatro Viriato, Câmara Municipal de Viseu, TNSJ. Dia 20 de fevereiro, às 16h00, no Salão Nobre, o TNSJ acolhe a apresentação do livro Uma Coisa Concreta – Companhia Paulo Ribeiro, 20 Anos de Histórias, com a presença de Paulo Ribeiro e Tiago Bartolomeu Costa.
Ruben Marks estreia a 26 de fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, Habeas Corpus – Que Tenhas o Teu Corpo e assume a concepção, texto, coreografia, encenação e direção do projeto. Conciliando o texto e o vídeo, como suporte da ação, constroem-se imagens de carga dramática entre uma atriz-bailarina e quatro bailarinos, sobre as inquietudes expressivas do Corpo.
A peça, que resulta de uma coprodução de Ruben Marks e do TNSJ, estará em cena até 28 de fevereiro, sendo o preço do bilhete de 10 euros.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e na bilheteira do TNSJ.
Texto de Sandra Mesquita




















