O Teatro Nacional São João, em parceria com o Teatro do Bolhão, leva à cena uma das maiores obras da literatura portuguesa do século XIX: Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
A peça, especialmente dirigida ao público mais jovem, tem encenação de Maria João Vicente e estreia-se a 31 de outubro no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
Amor de Perdição narra o romance proibido entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, filhos de famílias rivais, que preferem morrer a desistir do amor que os une. Apesar de inspirada na vida do seu tio, a obra – escrita em 1861, quando Camilo Castelo Branco se encontrava preso na cadeia da Relação do Porto por causa de um amor proibido – relata a própria experiência do autor.
Em comunicado, o TNSJ afirma que “é com a adaptação de uma das mais importantes obras do Romantismo em Portugal que o TNSJ continua a missão de dar palco à literatura portuguesa”. A coprodução com o Teatro do Bolhão tem adaptação e dramaturgia de Constança Carvalho Homem e interpretação de Anabela Sousa, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Leonor Reis, Mariana Sevila, Matilde Cancelliere, Pedro Couto, Rita Reis e Vicente Gil.
A peça tem como públicos-alvo os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Está em cena entre 31 de outubro e 10 de novembro, no Teatro Carlos Alberto, com sessões terça, quarta, quinta e sábado às 19h00, sexta às 21h00 e domingo às 16h00. Nos dias 5, 6 e 7 de novembro há sessões para escolas às 15h00. A sessão do dia 2 de novembro, sábado, é às 16h00 e tem tradução em Língua Gestual Portuguesa.
Os bilhetes têm o custo de 5 e 10 euros, e podem ser adquiridos online e no local.














