TNSJ Leva a Cena Tragédias Gregas

teatro_gregoO Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, apresenta  a partir de hoje, dia 22 de outubro, as tragédias clássicas Ifigénia, Agamémnon, e Electra.

Ifigénia, Agamémnon, Electra são três espetáculos “criados com a urgência e as palavras do nosso tempo, em diálogo com o repertório da tragédia grega”, que continuam tão atuais como se tivessem sido hoje escritas. Com texto e encenação de Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, as peças exploram a inevitabilidade do destino, o poder e o sacrifício

As “trigédias” partem dos textos de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo e acompanham os Atridas, a família real ateniense, ao longo de várias épocas. As peças começam com o sacrifício de Ifigénia – irmã de Electra e Orestes –, pelo seu pai Agamémnon, que necessita de vento para fazer o povo grego chegar até Tróia. No segundo momento, Clitemnestra mata o marido para vingar a morte da filha e Electra e Orestes tiram a vida à mãe, vingando a morte do pai.

Apesar de haver um pacto de confiança com os espectadores – a tragédia é sangrenta e “acaba sempre mal” – as personagens redimem-se dos atos desprezíveis que cometeram, porque há um antecedente e uma memória coletiva, entrando aqui a dimensão moral da tragédia grega. Para Tiago Rodrigues, “as ideias que estão por trás desta peça são ideias que nos podem falar da forma como vivemos hoje e como vamos continuar a viver”.

Os três espetáculos, que estrearam anteriormente em Lisboa, são uma coprodução entre TNDM II e o Teatro Viriato. Ifigéniapode ser vista entre os dias 22 e 24 de outubro, às 21h00. Agamémnon sobe ao palco do TNSJ nos dias 25 (16h00), 28 (19h00) e 29 de outubro (21h00) e Electra está em cena entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, sendo que as récitas de sexta e sábado realizam-se às 21h00 e no domingo, às 16h00.

Os bilhetes custam entre 7,50 euros e 16 euros, com um preço especial na aquisição de bilhetes para as três peças.

O TNSJ disponibiliza ainda, no domingo, uma oficina onde os mais novos poderão participar enquanto os pais assistem aAgamémnon. A iniciativa, agendada entre as 15h30 e as 17h30, explora a criatividade, expressividade e a improvisação fazendo uma aproximação ao espetáculo em cena. A inscrição é de cinco euros por criança e 2,5 euros pela participação de uma segunda criança.

Texto de Sandra Mesquita

 

Artigo anteriorTrabalhos de Luísa Ferreira em Exposição na Casa da América Latina
Próximo artigoXutos em Concerto Acústico Se Me Amas em Lisboa e Guimarães

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome