Torreão Nascente da Cordoaria Recebe Exposição de Sebastião Salgado: Génesis

Nova imagemAo fim de quinze anos, Sebastião Salgado regressa a Portugal para apresentar a exposição Génesis, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, a partir de 9 de abril e até 2 de agosto.

Génesis é a mais recente exposição de Sebastião Salgado, mundialmente reconhecido como um dos melhores fotógrafos da atualidade, e é composta por 245 fotografias de grande formato e é uma visão pessoal sobre os últimos redutos, naturais e humanos, de um planeta ameaçado. Os “ambientes intocados” retratados em “Génesis” contrastam à primeira vista com os anteriores trabalhos de Sebastião Salgado, mas fazem na realidade o contraponto perfeito com a massificação do trabalho, as migrações e a industrialização globalizada.

Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição chega a Lisboa pela mão da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC e da Terra Esplêndida, depois de já ter sido vista por dois milhões de pessoas entre Paris, Nova Iorque, Barcelona, entre tantas outras cidades.

Em paralelo com a exposição, a Midas Filmes, estreia a 9 de abril o documentário O Sal da Terra de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o fotógrafo brasileiro.

O Sal da Terra foi estreado mundialmente no Festival de Cannes, onde recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard. A vida e o trabalho de Sebastião Salgado são-nos revelados pelo filho, Juliano, que o acompanhou nas suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também ele fotógrafo.

Texto de Susana Sena Lopes

 

Artigo anteriorCasa da América Latina Recebe Exposição Fotográfica Sobre Comunidade Tixán do Equador
Próximo artigoAlentejo, Alentejo na Culturgest

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome