O Museu da Marioneta, em Lisboa, acolhe a mostra Três Famílias, exposição temporária organizada pela MONSTRA | Festival de Cinema de Animação de Lisboa, com curadoria de Fernanda Galrito. Esta é a 17.ª exposição desta parceria, com um programa de visitas e oficinas para famílias.
A exposição leva-nos a viajar pelos bastidores de filmes de animação, a ver os originais de marionetas e cenários e o trabalho minucioso de criar mundos em miniatura que ganham a dimensão de obras de arte nos ecrãs.
Três Famílias é uma exposição coletiva que reúne originais de três filmes sobre três famílias muito distintas de três diferentes países europeus.
O filme de Alain Ughetto, Interdito a cães e italianos, é baseado numa história verídica e traz-nos o universo de uma família italiana que durante a Segunda Guerra Mundial é perseguida.
Expostos estão também os bastidores do notável filme de Lea Vidakovic, premiado em inúmeros festivais de cinema – Retrato de família – no qual a realizadora croata faz uma análise simultaneamente poética, negra e humorada sobre os segredos de uma família aristocrata antes da Primeira Guerra Mundial.
E uma terceira família de… ratos! A cada dia que passa… é um filme de um dos mais talentosos animadores portugueses a trabalhar nos estúdios Aardman há vários anos, Emanuel Nevado.
A exposição está patente ao público até 7 de abril, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 (última entrada às 17h30) e tem um programa de visitas e oficinas para famílias.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Museu e online, e custam 3 euros (apenas para a exposição temporária).















