McNamara Surf Trip, uma iniciativa que
visa promover Portugal como principal destino de surf da Europa e um dos melhores do mundo, é o novo projeto do Turismo de Portugal, apresentado recentemente na Praia de Carcavelos.
A iniciativa contou com a participação do surfista norte-americano, Garrett McNamara, que percorreu o país durante 21 dias para mostrar o melhor que o País, reunindo num conjunto de filmes a sua experiência. O primeiro episódio, dedicado à região Centro, foi apresentado em Carcavelos.
A McNamara Surf Trip pretende atrair mais turistas através do olhar de um surfista – Garrett McNamara – que tem uma forte ligação a Portugal. O surfista percorreu todas as sete regiões do País – Porto e Norte de Portugal, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores – com o objetivo de produzir vídeos que divulgam internacionalmente as suas escolhas pessoais do que melhor o País tem para oferecer.
Os filmes, produzidos pela Bro Cinema, vão ser divulgados junto dos canais de eleição dos surfistas – Internet e redes sociais – e têm como principais objetivos divulgar internacionalmente o Destino, contribuir para o aumento da notoriedade da modalidade e assumir Portugal como o principal destino de surf da Europa.
Portugal é o país campeão de pesquisas na Internet sobre surf, e esta modalidade está a ganhar cada vez mais notoriedade no país. Num total de 2,7 milhões de pesquisas na Internet sobre surf desde setembro de 2013, 7,3% (201 mil) são sobre Portugal, o que coloca o país no topo do ranking da Bloom Consulting relativo ao último ano.
João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, explicou que que “estes resultados são o culminar de um trabalho de promoção iniciado com as ondas grandes da Nazaré e o Garrett McNamara e continuado com uma série de iniciativas que levaram Portugal a esta posição de principal destino de surf da Europa.”
Este projeto, com um investimento de 200 mil euros, insere-se na estratégia global de comunicação do destino que assenta, em grande parte, na partilha de testemunhos vividos por estrangeiros em Portugal com o objetivo de tornar a comunicação mais credível.
“A relevância deste segmento para a imagem do país é indiscutível, pelo que o Turismo de Portugal mantém uma forte aposta na promoção. No entanto, e embora ancorada no produto surf, o que estamos a promover não é apenas o surf mas Portugal enquanto Destino Turístico” defende ainda o presidente do Turismo de Portugal.
Este esforço promocional, totalmente desenvolvido online, é ancorado na plataforma www.portuguesewaves.com, onde se concentra tudo o que os surfistas precisam de saber para fazer surf em Portugal além de vídeos de conhecidos surfistas internacionais sobre o País e mapa com os melhores ‘spots’ de ondas na costa portuguesa.
Estima-se que a indústria do surf represente 400 milhões de euros para a economia nacional, segundo dados da Associação Nacional de Surfistas. As empresas de animação turística ligadas ao surf cresceram 13% desde o início de 2014. Em 2013 aumentaram 26%.
Texto de Susana Sena Lopes








