Turismo do Alentejo tem nova imagem e aposta forte na promoção interna

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo apresentou esta quinta-feira uma nova imagem, posicionamento e Plano Promocional da Região para o próximo ano, que não está apenas virado para o mercado interno, aliás, aliás Ceia da Silva fez questão de sublinhar que a Agência de Promoção Externa do Alentejo irá utilizar a mesma imagem na promoção da região no estrangeiro.

O presidente da ER Alentejo frisou a importância em conquistar novos mercados como o brasileiro e avançou que existe interesse por parte de um operador japonês.

“Alentejo, Tempo para ser feliz” é a assinatura da nova imagem e linha de comunicação criadas para qualificar a Região como um destino de excelência, possuidor de uma oferta turística ímpar.

O branding, desenvolvido pela Draftfcb, dá a conhecer um Alentejo moderno e atractivo, que apresenta uma oferta turística diversificada e de elevada qualidade. A assinatura “Tempo para ser feliz” indica que o tempo no Alentejo tem outra medida: é mais vasto, mais humano, mais profundo e mais aberto.

A nova estratégia de marca posiciona o Alentejo como uma paragem na rotina do dia-a-dia, enquanto a escolha da Região para passar férias ou fazer uma visita significa poder experienciar um destino verdadeiramente genuíno. Tranquilidade e diversão saudável são contrastes associados a este destino de eleição.

A imagem do Alentejo será promovida através de uma campanha de publicidade na imprensa, rádio e internet, com início no final de Novembro. Estão ainda previstas outras acções promocionais, nomeadamente a criação de brochuras, guias de produtos, roteiros, filmes, mini-spots e a dinamização constante dos Media Sociais.

Ceia da Silva, que fez questão de sublinhar que o mercado externo é trabalhado pela Agência de Promoção, avançou ainda que querem trabalhar com operadores espanhóis, no sentido que promover programas que ofereçam a Península Ibérica como destino (Alentejo e Extremadura), a pensar nos mercados de longo curso.

Aposta em mais segmentos de mercado

“Férias em família”, “Escapadelas a dois”, “Mochila às costas” e “Seniores activos” são os quatro segmentos-alvo do plano promocional, que visa aumentar a notoriedade do destino e potenciar o crescimento turístico na Região, contrariando a tendência de sazonalidade.

Com o objectivo de captar a atenção para o destino Alentejo, estão ainda programadas “acções de guerrilha” ao ar livre, em locais de grande afluência de público, de forma a alcançar directamente potenciais visitantes/turistas.

Touring Cultural e Paisagístico, Sol e Mar, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Golfe, Saúde e Bem-Estar e Resorts Integrados são alguns dos produtos que compõem a oferta turística da Região, e que são dirigidos quer a casais jovens, seniores, famílias quer a turistas que procuram férias activas na Natureza ou apenas desfrutar do silêncio.

A Turismo do Alentejo tem como objectivo, para 2011, estimular um maior envolvimento dos players regionais e da comunidade local na qualificação da oferta turística. Irá, assim, criar uma Rede de Centros de Acolhimento Turístico e candidatar o “Bem Montado” a Património da Humanidade, a identidade mais expressiva do território alentejano, única no mundo.

Está também previsto o lançamento de projectos inovadores para dinamizar os Produtos Turísticos da Região, como a “Rota dos Mármores”, a criação de um Observatório Regional, em parceria com instituições de ensino superior e empresas turísticas do Alentejo, e os Congressos do Turismo do Alentejo. Estas iniciativas permitirão atrair investimento e reforçar a promoção do destino.

Para o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, “o trabalho desenvolvido nos últimos anos e o iniciado nesta etapa, tem como objectivo crescer em número de turistas e em valor, potenciando o cross-selling com Lisboa.”

O presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, revelou ainda a intenção de apostar, no próximo ano, em mais segmentos de mercado, nomeadamente no turismo sénior.

Entre Janeiro e Setembro de 2010, o Alentejo contabilizou 933.452 dormidas de turistas, o que corresponde a um aumento de 5,4 por cento face a igual período do ano anterior.

Por Cristina Alves
Fotos de Elsa Furtado
Artigo anteriorExpressOriente Duo estreia novo repertório em concerto
Próximo artigoCulturália mostra produtos portugueses no Mosteiro dos Jerónimos

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome