O Bibliotecário, escrito por A.M.Dean é um romance histórico que apresenta por detrás de uma história de ficção, os verdadeiros factos que envolvem em mistério a Antiga Biblioteca Real de Alexandria.
É como se neste livro existissem dois níveis: o primeiro, mais superficial, onde uma professora universitária especialista em história das religiões, EmilyWess, é envolvida num trama que a leva do Campus Carleton College no Minnesota até Londres, Oxford e depois Alexandria no Egipto e Istambul. Sempre em busca da verdade por detrás da morte de Amo Holmstrand, um reputado académico que lhe deixa um conjunto de pistas antes de ser assassinado, Amy inicia uma busca perigosa, a localização da biblioteca perdida de Alexandria, tentando impedir que a mesma possa cair nas mãos erradas.
Num nível mais profundo escreve-se sobre o grande mistério do desaparecimento da Real Biblioteca de Alexandria. Instituída por ordem de Ptolomeu II Filadelfo, no início do séc. III a.c. a sua rápida expansão poderá estar ligada à intenção de criar um legado para o Egipto que nem os primeiros faraós tinham conseguido. Os bibliotecários tinham por obrigação confiscar qualquer texto escrito em poder dos visitantes de Alexandria, para o copiarem e acrescentarem ao acervo da biblioteca.
A Biblioteca Real terá sido o grande centro de aprendizagem do mundo antigo, sendo que ninguém sabe ao certo a verdadeira dimensão que a biblioteca atingiu nem como desapareceu misteriosamente.
No Egipto actual foi inaugurada em 2002 a Nova Bibliotheca Alexandrina composta por uma estrutura que custou 220 milhões de dólares tem capacidade para oito milhões de volumes e contou com o apoio da UNESCO.
A.M.Dean, professor de Teologia, apresenta-nos esta sua primeira obra, já publicada em 15 países. O autor trabalhou ao longo da sua carreira em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, sendo uma referência em culturas antigas e em história das crenças religiosas.
O Bibliotecário, é editado em Portugal pela Clube do Autor e tem um preço de 17,90 euros.
Por Teresa Leal








