No ano em que se assinalam 500 anos da morte de Vasco da Gama, o Clube do Autor publica nova edição de Índias, de João Morgado, um romance biográfico sobre este herói imperfeito de Portugal, vencedor do Prémio Literário António Alçada Baptista.
Pêro da Covilhã rumou às Índias por terra, mas não regressou. Vasco da Gama chegou até lá por mar e regressou para receber todas as mordomias. D. Manuel I determinou que este seria então o capitão-mor de todas as armadas que partissem do reino em direção às Índias. Porém, logo na primeira armada, a maior, a mais lustrosa, o seu nome foi afastado e a glória coube a Pedro Álvares Cabral. Porquê? Porque era odiado pela Igreja, pelos nobres, pelos comerciantes, pela Ordem Militar da Cruz de Cristo e pela Ordem de Santiago? Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I?
Para encontrar a resposta que os livros de história esqueceram, vamos revisitar em Índias, de João Morgado, a vida de Vasco da Gama, a sua personalidade, as suas relações, os seus ódios e a sua ligação ao rei D. Manuel I. É sabido que a história dos homens e dos povos é pó solto em vendaval, leva por isso muita reviravolta.
Como pôde um homem tão cruel ser endeusado por Camões n’ Os Lusíadas e ganhar
o estatuto de figura cimeira dos Descobrimentos Portugueses? A resposta em Índias de João Morgado.
O livro está à venda por 18 euros.








