Vidas Ciganas em exposição no Pavilhão Preto do Museu da Cidade

vidasciganasO Pavilhão Preto do Museu da Cidade apresenta até 24 de novembro a exposição Vidas Ciganas – Lungo Drom, uma exposição que se iniciou em Espanha, promovida pelo Instituto de Cultura Gitana que teve o apoio da Acción Cultural Española e agora pode ser vista em Lisboa, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a EVIA Palco de Sombras.

A exposição exibe cerca de cem fotografias, documentos e objetos, com recurso a modernas tecnologias. As exposições terão uma programação educativa para crianças e jovens, ateliês com artistas, seminários temáticos com especialistas europeus e um espetáculo com artistas ciganos.

Vidas Ciganas é um projeto que tem como finalidades retratar o passado e o presente dos ciganos europeus, promover o debate sobre a situação da maior minoria étnica da Europa e criar oportunidades para estes cidadãos, revelando o lado mais ignorado da etnia cigana na Europa contemporânea.

vidasciganas2 vidas ciganas 3

O fotógrafo Eduardo Gageiro colabora nesta exposição com uma dezena de fotografias feitas na década de 80. Essas fotos integram o seu livro Alentejo, feito em co-autoria com Miguel Torga.

A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 13h00, o bilhete de entrada no Museu da Cidade custa 2 euros.

Texto de Susana Sena Lopes
Fotos de Mário Bastos
Artigo anteriorA Sentinela de Richard Zimler já chegou às livrarias
Próximo artigoDoubleTree by Hilton Fontana Park abre em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome