O Festival Vilar de Mouros regressa entre 21 e 24 de agosto, e já conta com várias confirmações. Os norte-americanos Queen Of The Stone Age foram a primeira banda confirmada para o festival e atuam dia 21, a que se seguiram os Soulfly, Crystal Fighters, entre outros.
Banda formada nos anos 90, na Califórnia, os Queen Of The Stone Age trazem o rock, a garra e uma história de oitos álbuns repletos de sucessos como “No One KNows”, “Little Sister”, My God is the Sun” e tantos outros. O concerto em Vilar de Mouros será o primeiro deste grupo no norte de Portugal desde Paredes de Coura, em 2005.
A este cabeça de cartaz juntam-se cinco novos artistas anunciados pela organização: The Darkness, Soulfly, The Legendary Tigerman, Crystal Fighters e Jazmin Bean.
Detentores de vários sucessos, os The Darkness nasceram nos anos 2000 e têm fortes influências na música rock dos anos 70. Com três Brit Awards, a banda britânica sobe ao palco a 24 de agosto.
Soulfly, banda formada em 1997, foram considerados pela Rolling Stone como “feitos para durar”. Aos doze álbuns, várias digressões mundiais e riffs pesados do metal, juntam-se letras sobre espiritualidade, política, escravidão e guerra, formando esta banda de mais de duas décadas, que atua em Vila de Mouros no dia 22 de agosto.
Uma outra confirmação para esta edição do festival é o português The Legendary Tigerman, nome artístico de Paulo Furtado que sobe ao palco a 21 de agosto. Traz com ele uma carreira sólida, caracterizada pela reinvenção de géneros entre o Blues, o Rock ou Garage Rock, mantendo a sua veia Punk. No festival vai apresentar o seu mais recente trabalho, Zeitgeist.
Crystal Fighters, com origens Britânicas e Bascas, formaram-se em 2007 e apresentam uma fusão de géneros. São caracterizados pela música rápida, hipnótica e apaixonada, e atuam no palco de Vilar de Mouros no dia 23 de agosto.
Nascido e crescido no Norte de Londres, Jazmin Bean convida o público a entrar no seu mundo único do pop alternativo. Lançou este ano Traumatic Livelihood, o seu primeiro álbum, que irá apresentar em Vilar de Mouros no dia 21 de agosto.
A estas confirmações juntam-se, ainda, mais dois nomes, The Libertines e Die Antwoord.
The Libertines formados em 1997, em Londres, rapidamente se tornaram numa das bandas de referência da cena indie rock inglesa. Com uma história conturbada, esta banda conta com três álbuns que os destacam. A estes trabalhos junta-se, este ano, “All Quiet in The Eastern Esplanade”, considerado por muitos como a melhor música da carreira da banda. Atuam no palco de Vila de Mouros no dia 24 de agosto.
Na véspera, dia 23, é a vez dos Die Antwoord subirem ao palco. Duo formado em Cape Town, África do Sul, em 2008, definem a sua arte como “ficção documental” e “experiência exagerada”, pensada para chocar. Somam 5 álbuns de estúdio e dois EPs.
Depois do sucesso da edição de 2023, com dois dias esgotados e cerca de 70.000 pessoas a passarem pelo recinto do Vilar de Mouros durante os quatro dias, esta edição de 2024 continua a contar com o Município de Caminha e com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.
A parceria com o Crédito Agrícola, iniciada na edição de 2023 mantém-se para esta edição, sendo que a instituição bancária volta a ser naming sponsor do Festival C.A. Vilar de Mouros.
“Com um público único e heterogéneo e fiel à tradição do Festival”, a organização reforça “o compromisso com a sustentabilidade, com a inclusão da comunidade local e com um incremento nas condições da vivência do Festival: em 2024 haverá melhores condições de acesso, mais parques de estacionamento e melhor circulação no recinto” revela a nota de imprensa.
A cada edição, a organização reforça, também, a separação e tratamento do lixo, eco copos, shuttles gratuitos que que permitem reduzir o uso de transportes individuais, bebedouros de água potável, reutilização de água dos banhos para os autoclismos, compostagem e outras medidas que “permitem mitigar o impacto ambiental do Festival”.
Os bilhetes para a edição de 2024 do Festival C.A. Vilar de Mouros encontram-se à venda exclusivamente online (num site de vendas), com o valor de 50 euros para o bilhete diário e 125 euros para o passe de quatro dias com campismo incluído.





















