O festival Vira Fest está de volta a Paredes de Coura, para a edição de 2024, a decorrer este fim de semana, de 22 e 23 de março.
O festival surgiu em 2018, de uma digressão da Escola de Rock de Paredes de Coura por Castelo de Paiva e Porto. Após partilhar palcos com outras escolas de música, tornou-se evidente a necessidade de criar encontros regulares entre projetos de educação musical na região.
O Vira Fest traz concertos, showcases e conversas, e pretende dar a conhecer as novas tendências do ensino da música e os percursos profissionais que a música tem para oferecer aos jovens. Fique a conhecer aqui o programa completo.
Para além dos showcases, com o objetivo de mostrar a diversidade de metodologias, abordagens e percursos que a música oferece, há ensaios abertos com a Escola de Rock e a Academia de Música de Castelo de Paiva, Xapas Sessions — no espaço Xapas Lounge, com concertos de combos provenientes da RockSchool Porto e da Academia Valentim de Carvalho (Porto) –, bem como concertos com a participação de grupos formados em escolas dedicadas a géneros musicais variados, como A Casa do Rock Santiago de Compostela, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Escola Estúdio de Pejão.
O Vira Fest encerra em formato big band com o concerto da Escola de Rock de Paredes de Coura com a Academia de Música de Castelo de Paiva.
O festival é organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave, uma associação cultural sem fins lucrativos que procura promover, divulgar e dinamizar a cultura em todas as suas vertentes.
Esta edição é uma coprodução com o Município de Paredes de Coura e a Escola do Rock, um projeto educativo ativo desde 2014 no município.
A programação completa pode ser vista aqui.
A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.




















