Vivarium Festival No Porto Já Tem Cartaz Fechado

O Vivarium Festival decorre de 28 a 30 de março e, este ano, estende-se dos Maus Hábitos, para o Cinema Passos Manuel, Ateneu Comercial e Reitoria da Universidade do Porto – Biblioteca do Fundo Antigo, com cerca de 30 propostas e mais de 40 artistas.

Com um programa que cruza as áreas da música, performance, artes visuais e new media, dança interativa e pensamento, o Vivarium Festival pretende abrir um debate sobre as divergências e convergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial, com o tema “Inteligência Natural, o que as Inteligências Artificiais (IA) ainda não podem fazer?”

No âmbito das celebrações do 18º aniversário do Maus Hábitos, reunir-se-ão os DJ’s das festas emblemáticas da casa, a encerar a segunda edição do Vivarium.

Na música estão nomes como Tim Hecker, que se apresentará num concerto a solo; a compositora americana Elizabeth Brown e o produtor irlandês Proc Fiskal. Nota ainda para o brasileiro Ricardo Dias, a cantora lírica Magna Ferreira, o criativo Yannick Hofmann e os músicos nacionais Stereoboy e BLEID.

O programa de Performances intitula-se “Uma corda estendida entre o animal e o super-homem, uma corda sobre o abismo” em referência a Nietzsche para ilustrar a especificidade da inteligência da espécie humana, que se distingue das IA por ser uma consciência viva, entre a animalidade que a constitui e as representações que constrói. Nota para as performances Poetic Corner(s), de Jung in Jung, numa apresentação multidisciplinar; Nun on the Moonde, da bailarina e coreógrafa Dasniya Sommer; Velvet Carpet, do performer Pedro Prazeres e Iwa-kagami , de Yuko Kominami.

As artes visuais, no ano de 18º aniversário do Maus Hábitos, centram-se numa exposição coletiva que revisita o arquivo fotográfico que a casa tem vindo a acumular ao longo dos anos, com fotografias de Daniel Pires. Nota ainda para Paisagem, do Escultor Isaque Pinheiro e Mala Noche – Encontros da Imagem, do fotógrafo Antoine d’Agata.

Destaque ainda para o workshop em realidade mista Enraizar para Virtualizar, orientado por Isabel Valverde e as Conferências Criar Conceitos – “Seguir Regras: Um Diálogo improvável entre Deleuze e Wittgenstein”, mediado por Sofia Miguens e “E-X-S-I – Encontro Expressão Entre o Som e a Imagem”.

Mais informações sobre o preço de bilhetes para cada um dos blocos programáticos e os horários podem ser consultados no site do evento.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorNovo Kit VR Do Nintento Labo Chega Em Abril
Próximo artigoPlaneta Lançou Tu És Meu! De J.L.Butler

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome