O WOW – Quarteirão Cultural de Gaia apresenta uma nova exposição temporária, no Museu Atkinson, intitulada Universo Dalí. Esta mostra, aberta ao público até 31 de outubro, revela detalhes inéditos sobre a vida e obra de Salvador Dalí, um dos artistas mais emblemáticos do século XX.
Universo Dalí oferece aos visitantes um percurso inédito sobre o surrealista espanhol, apresentando mais de 200 peças, incluindo desenhos, esboços, pinturas, esculturas e trabalhos comerciais. A exposição destaca uma seleção de fotografias de Robert Descharnes, captadas entre 1955 e 1985, que proporcionam um raro vislumbre da vida pessoal de Dalí.
Entre as obras expostas, destaca-se “Visão do Inferno em Fátima”, uma réplica numerada que desvenda a ligação de Dalí a Portugal e a sua religiosidade católica quase desconhecida. (Carlos Evaristo, perito em iconografia sacra, explicou que esta obra foi uma encomenda feita a Dalí em 1959 para representar o terceiro segredo de Fátima. Dalí dedicou cerca de três anos à pintura, visitou Fátima, encontrou-se com a Irmã Lúcia e, após se converter ao catolicismo, devolveu à Igreja o dinheiro recebido pela obra. A pintura permaneceu desconhecida durante quase três décadas debaixo do colchão de uma freira).
A exposição Universo Dalí conta com a colaboração de Nicolas Descharnes e Carlos Evaristo, da Fundação Oriana, e a curadoria ficou a cargo de Andreia Esteves, responsável pelo Museu Atkinson e pelas parcerias internacionais do WOW.
Universo Dalí está patente até 31 de outubro e pode ser visitada diariamente, das 10h00 às 19h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 15 euros (os adultos, 7,50 euros as crianças).














