A Mouraria do Sr. Baguinho é a mostra que inaugura hoje, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa, onde vai ficar patente ao público até dia 18 de janeiro.
Esta é a primeira de várias exposições que o Centro de Inovação da Mouraria irá acolher e reúne cerca de 500 quadros da autoria de Mestre Baguinho, todos eles a colagem e recorte, numa técnica invulgar, e que se encontram espalhados por vários locais do Bairro Lisboeta , tais como o Grupo Desportivo da Mouraria.
Mestre Baguinho é o nome pelo qual é carinhosamente conhecido no bairro Fernando Costa. Nascido em 1934 na freguesia do Socorro, em plena Mouraria, aprendeu e praticou o ofício de sapateiro e desenvolveu também a veia artística, sendo também apelidado de sapateiro-poeta, tendo-se tornado uma das figuras mais carismáticas da zona.
Nos seus quadros junta recortes de época, com quadras populares de sua autoria, e dedica as obras quer à História de Portugal, resumida em quadros de todos os reis, às profissões de uma Lisboa desaparecida, ao Fado e aos fadistas, nomeadamente Amália Rodrigues e Fernando Maurício.
A mostra pode ser vista de de segunda a sexta, entre as 14h00 e as 18h00, no Centro de Inovação da Mouraria – na Travessa dos Lagares nº 1, até dia 18 de janeiro.
Texto de Elsa Furtado
