14ª Edição Do MED Arranca Hoje Em Loulé

A 14ª edição do Festival MED arranca hoje em Loulé e prolonga-se até dia 2 de julho, na zona histórica da cidade. Por aqui vão passar mais de 250 músicos, 55 bandas de 20 nacionalidades diferentes, com mais de 75 horas de música ao longo de 9 palcos, sendo o palco da Igreja Matriz, Cerca e Castelo os principais.

Hoje atuam Celeste/Mariposa, Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou, Ana Moura, Octa Push DJ SET, Akua Naru, Teté Alhinho, La Dame Blanche, Marta Ren e Daniel Kemish.

Amanhã é a vez de H.A.T., Boogat, Rodrigo Leão, BNegão; Canzoniere Grecanico Salentino, Lura, Throes+The Shine, Oquestrada, e Hélder Moutinho.

E no dia 1 Julho sobem a palco Branko, Che Sudaka, Niyaz, Fanfare Ciocarlia, Delgres, Mayra Andrade, Bezegol, Fábia Rebordão e Medeiros/Lucas.

Nos restantes palcos poderão ser “ouvistos” os mais variados estilos, desde o conceito “one man show”, passando pela música e danças tradicionais de países como o Líbano, Síria, Espanha e Marrocos, até ao fado e música clássica, havendo ainda espaço para concertos improváveis ao longo da zona histórica.

A Igreja Matriz recebe a Música clássica, nomeadamente a Lisbon Brass que apresenta o concerto Jazz Classic (29 de junho), o agrupamento Concerto Campestre com o espetáculo Amor Divino e Humano (30 de junho), a Orquestra Clássica do Sul que leva ao MED Música de Câmara de Inspiração Folclórica (1 de julho) e o Ensemble de Flautas de Loulé do Conservatório de Música de Loulé, que marcará presença no Open Day (2 de julho), com o espetáculo Barroco ou a Pérola Irregular.

O Palco Jardim recebe a world music na sua vertente mais tradicional, e apresenta representantes do Líbano/Síria/Espanha, com os Aya El Dika (29 de junho), bem como Marrocos/Espanha, com os Mawwál (30 de junho) e Samarcanda (1 de julho).

Já o Fado vai se ouvir nos Claustros do Convento, com a atuação de fadistas locais, César Matoso, Luís Manhita, Estrela Maria (29 de junho), André Catarino, Marta Alves (3 de junho), Sara Paixão e Inês Graça (1 de julho).

Pela Casa da Cultura de Loulé, no Palco da Bica, vão passar Cloudleaf, Fuzz Buzz, Discossauro – DJ Set (29 junho), Sara Lawrence&The Bullets, Luiz Caracol, Discossauro+Chewbacca Latino – DJ Set+Live Percussion Set (30 junho), Caleidoscópio, Cows Caos e Caribe Ibérico DJ All Stars – Discossauro+Selecta Irie+Micáh (1 de julho). No dia 2 de julho é aqui apresentada a 23ª edição do Festival de Jazz que irá realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de agosto, na Alcaidaria do Castelo de Loulé.

Para além da música, as exposições, a Gastronomia, o Artesanato, a Poesia do Mundo, o Cinema – com entrada livre, as Artes Plásticas, o Teatro, Animação de rua, Literatura, o Med Kids e muito mais, animarão o recinto e os festivaleiros nos próximos dias.

O Loulé Criativo dá-se a conhecer e desafia os visitantes do Festival MED a experimentarem a cultura louletana, através da participação em atividades relacionadas com a arte, o artesanato, a gastronomia e o património.

Já nas artes plásticas destaca-se a Exposição de Rua, este ano, com o mote “A Magia da Mala”, em que 17 artistas de expressões e horizontes diversos vão explorar o tema sugerido por Charlie Holt, que fez da viagem a sua forma de expressão artística; e a mostra Formas Vida e Cor de Laranjeira Santos, patente ao público na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em pleno Centro Histórico. Ambas com entrada livre.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 12 euros o diário e 30 euros o passe para o festival.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorGallo Lança Quatro Novos Vinagres Balsâmicos No Mercado
Próximo artigoFestival Atalaia Artes Performativas 2017 Arranca Hoje Em Aljustrel

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome