A primeira edição do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal decorre entre 21 de abril e 7 de maio, com exposições, oficinas artísticas, showcookings, trilhos e visitas guiadas, debates e música.
A abertura do evento acontece nas Reservas da Biosfera (RB) de Santana e Graciosa. A Reserva da Biosfera das Berlengas é o palco escolhido para o encerramento. « As restantes Reservas aderentes participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios».
A abertura da Feira Agrícola e a sessão de cinema Cartas de Fora, de Luís Miguel Jardim, são as atividades que inauguram o Festival na RB em Santana. A inauguração de várias exposições, música, ateliers, palestras, Gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores marcam o primeiro dia na RB da Graciosa.
Na agenda do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, que se prolonga até ao dia 7 de maio, estão ainda previstas atividades como a visita orientada à Ilha da Berlenga: Das Pardelas aos Piratas e Residências Artísticas, na RB das Berlengas, limpeza subaquática, na RB da Ilha da Graciosa, percursos pedestres e exposições de projetos desenvolvidos pelas próprias reservas.
O festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as Reservas da Biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”.
As entradas são gratuitas, mas a maioria das atividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas.
