7 Maravilhas de Portugal– Aldeias® é o desafio deste ano proposto pelas 7 MARAVILHAS® e cuja imagem foi ontem apresentada no Piódão, a par do plano de promoção e votação das aldeias. As 7 vencedoras vão ser conhecidas numa grande gala no dia 3 de setembro.
Como habitualmente são 7 categorias a votos, e este ano são: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas, podendo qualquer aldeia candidatar-se em múltiplas categorias.
A imagem 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias® é da responsabilidade de Carlos Coelho e da Ivity, e realça o casario, a tradição, de uma forma mais estilzada e atual. Também a par com o designer vai ser desenvolvido um projecto para promover e divulgar as artes populares.
Esta iniciativa pretende promover o interior e dar a conhecer o que temos de melhor, chamar à atenção para o interior, mas também é sobre as pessoas, a Cultura e as suas tradições – explicou Luís Segadães Presidente das 7 Maravilhas®.
Filipe Silva – do Turismo de Portugal explicou ao C&H à margem da conferência que o TP apoia a iniciativa, com uma campanha virada para dentro, para o consumo interno, que visa promover a hospitalidade e a arte de bem receber dos portugueses, o que temos de melhor, dar visibilidade ao território do interior e que acima de tudo pretende motivar os portugueses a viajar e a conhecer o seu território, e ao mesmo tempo também dar a conhecer as potencialidades de cada região, o que as diferencia, os seus produtos e conhecimento e aptidões de forma a cativar investimento e criar empregos, seja na área do Turismo ou na produção de produtos endógenos.
De mãos dadas com a iniciativa vai estar a RTP, que este ano vai ter uma participação ainda mais ativa do que é habitual. Durante 7 semanas consecutivas de verão, sempre ao domingo à noite, a RTP e a RTP Internacional vão transmitir uma Gala 7 MARAVILHAS®, a ter lugar nas 7 Regiões (NUTT’s II) do país, que serão galas temáticas dedicadas a cada uma das 7 categorias e à própria região que a acolhe. A votação vai ser inteiramente por chamada telefónica.
No dia 7 de abril vão ser reveladas as 49 aldeias pré-finalistas e a partir daqui tem início o período de “campanha” por parte dos promotores das candidaturas, pois cada categoria só está a votação durante uma semana a partir de 1 de julho.
A primeira gala tem lugar a 9 de julho, e as restantes realizam-se sempre ao domingo à noite, até 20 de agosto. Na semana anterior a cada gala está em votação a categoria correspondente.
Em cada gala são apuradas 2 finalistas de cada categoria, chegando a 20 de agosto a um total de 14 finalistas. A votação termina durante a própria Gala. Estas 14 finalistas vão estar em votação pública durante duas semanas, até à gala final da Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias que vai decorrer no domingo 3 de setembro de 2017, em local a anunciar, de salientar que não podem ser eleitas mais do que três aldeias por região. A apresentação, como é habitual está a cargo de Catarina Furtado e José Carlos Malato.
As candidaturas terminam no dia 7 de março, contando por exemplo a região de Arganil já com 10 aldeias candidatas.
A iniciativa conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.









