A Grande Reunião: Uma Sátira Sobre O Poder E A Ganância No Teatro Meridional

O Teatro Meridional estreia a 14 de novembro de 2024 a peça A Grande Reunião, uma sátira escrita por Mário Botequilha e encenada por Miguel Seabra. Com apresentações até 22 de dezembro, esta produção leva ao palco o tema da concentração de poder e riqueza nas mãos de uma elite, os “Pantalones”, inspirada na figura icónica da Commedia dell’Arte.

A peça insere-se no universo da Commedia dell’Arte, onde Mário Botequilha e o Teatro Meridional já exploraram figuras como os Pantalones em peças como Delírios dell’Arte (2001), Al Pantalone (2014) e Feira dell’Arte (2018). Nesta nova criação, a narrativa apresenta uma reunião dos Pantalones, os representantes de uma elite ultra-rica que controla as forças vitais da sociedade – a economia, a tecnologia e a comunicação.

Em A Grande Reunião, os Pantalones encontram-se para tomar decisões sobre o futuro da humanidade. Eles são os detentores das chaves para a informação, o dinheiro e a tecnologia que governam o mundo, e planeiam uma tempestade perfeita que alinha crises económicas, desastres ambientais e ditaduras populistas. Nesta sátira, a ruína é preparada exclusivamente para os outros – o “1%” pensa apenas em salvar-se do caos iminente, numa estratégia egoísta e cínica.

A peça conta no elenco, com: Carlos Pereira, Catarina Mota, Diana Costa e Silva, Emanuel Arada, Henrique Gomes e José Mateus. O cenário e figurinos são da responsabilidade de Hugo F. Matos, enquanto Rui Rebelo assina a música original e o espaço sonoro.  A encenação está sob a direção de Miguel Seabra, também diretor artístico do Teatro Meridional ao lado de Natália Luiza.

A peça estará em cena no Teatro Meridional em Lisboa, de quarta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00, até 22 de dezembro de 2024. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e custam 12 euros.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorAmália Hoje Nos Coliseus Em 2025
Próximo artigoIgreja Dos Clérigos Vai Ser Iluminada Com Concertos De Natal Na Época Festival

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome