Home Cultura Arte & Exposições Amílcar Cabral – Exposição Patente Para Ver No Centro De Artes De...

Amílcar Cabral – Exposição Patente Para Ver No Centro De Artes De Sines Até 20 De Fevereiro

A Comissão Comemorativa de 50 anos do 25 de Abril apresenta no Centro de Artes de Sines, Amílcar Cabral, uma Exposição, na sua versão itinerante. 

A inauguração teve lugar no Dia dos Heróis da Luta para Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde e quando se assinalam 52 anos sobre o assassinato de Amílcar Cabral.

A exposição percorre a vida de Amílcar Cabral e mostra como as lutas contra o colonialismo uniram pessoas e instituições, evocando o seu legado. Resulta de uma adaptação da mostra que esteve patente em Lisboa, no Palácio Baldaya, entre 16 de março e 25 de junho de 2023, com curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins.

Amílcar Cabral foi uma figura destacada do século XX. A sua liderança incentivou a mobilização popular contra o colonialismo português e trouxe-lhe a admiração de jornalistas, dirigentes políticos, estrategas militares, intelectuais e artistas em diferentes partes do mundo — de Conacri a Estocolmo, passando por Argel, Havana, Praga ou Pequim.
A morte precoce não o devolveu ao esquecimento. A sua memória está presente no imaginário político e no nome das ruas de vários países do hemisfério Sul, da África do Sul ao Brasil. A sua vida é hoje motivo de renovado interesse em todo o mundo.
Esta exposição permite várias evocações: os cinquenta anos do seu assassinato (20 de janeiro de 1973), os cem anos do seu nascimento (12 de setembro de 1924), os cinquenta anos da declaração de independência da Guiné (24 de setembro de 1973) e os 50 anos do 25 de Abril.

A mostra pode ser visitada até 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, e aos sábados, das 12h00 às 18h00. A entrada é livre.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version