ANIMAR Celebra 10 anos Com Cinema de Animação Para Todos

Cartaz_Expo_EstacaoAnimarA 22 de fevereiro, a partir das 14h30, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a Festa de Abertura da ANIMAR 10 com jogos para os mais novos e a exibição do filme O Menino e o Mundo.  No âmbito do projeto, a Galeria Solar recebe ainda a exposição Estação ANIMAR, que tem como mote a curta Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá.

Criado pela equipa do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a ANIMAR é um projeto educativo anual que parte dos  filmes de animação e os seus autores para desenvolver um conjunto de atividades, para escolas e para o público em geral, com o objetivo de aproximar os mais jovens do cinema.

Em edição de aniversário, a ANIMAR convida-nos a entrar a bordo de uma viagem pelo cinema de animação tendo como ponto de partida a curta-metragem Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá. O filme de animação tem como palco uma estação de comboios onde um homem revive as suas memórias, num vaivém no tempo, onde o passado e o presente se entrecruzam sobre as linhas de ferro. A curta-metragem, com banda sonora de Rita Redshoes e The Legendary Tigerman, teve estreia no Curtas Vila do Conde em 2014 onde foi duplamente premiada. No mesmo ano, foi  também o primeiro filme português a vencer o grande prémio Cinanima, o festival de animação mais conceituado do país.

Fuligem serve, assim, de mote à exposição Estação Animar em exibição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, até 1 de junho. No percurso pelos vários compartimentos da galeria, o visitante é transportado para o interior da narrativa do filme podendo mesmo entrar a bordo de um comboio instalado no local para experimentar algumas das sensações da história.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa e com a colaboração do Arquivo Municipal de Vila do Conde, a exposição coletiva apresenta ainda algumas obras dos primórdios do cinema nacional que retratam as viagens de comboio, o meio de transporte em expansão no início do século XX, bem como uma seleção de fotografias alusivas à presença do comboio em Vila do Conde. Esta viagem no tempo revisita também alguns dos primeiros filmes de animação e autores como os irmãos Lumière ou Georges Méliès.

Explorando o imaginário e a imagética associada às viagens de comboio, a ANIMAR 10 vai, assim, transformar a galeria Solar numa grande estação de onde partem os comboios em direção aos diferentes destinos que os autores e as obras em exposição sugerem.

Texto C&H

 

 

Artigo anteriorTeatro Nacional De São Carlos Apresenta Macbeth
Próximo artigoA Lista Negra de Brad Thor Para Quem Não Dispensa Um Bom Thriller

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome