Arte Pela Palestina Está De Volta Em Três Cidades Portuguesas

A luta do povo palestiniano volta a ecoar na arte. Entre 1 e 17 de maio, a 3ª edição da Arte Pela Palestina volta a trazer música, cinema, exposições e encontros, reunindo artistas portugueses e palestinianos em Lisboa, Porto e Braga.

Depois de duas edições a Arte Pela Palestina regressa este ano com novidades, a começar pela expansão a duas novas cidades: Porto e Braga.

“Este crescimento reflete não só a força da rede de solidariedade que se tem vindo a construir, mas também a urgência de continuar a dar voz, através da arte, à resistência palestiniana. Com mais espaços, mais artistas e uma programação ainda mais abrangente, esta edição promete ser a maior e mais impactante de sempre”,explica a organização.

Assim, ao longo do mês de maio, a Arte Pela Palestina irá ocupar diferentes espaços culturais nas três cidades. No Porto, o festival habitará a Mala Voadora, nos dias 1 e 2 de maio, e o Cinema Passos Manuel, no dia 3 de maio. Em Braga, durante os dias 9 e 10 de maio, o Juno Bar irá receber o nosso evento e, em Lisboa, a Casa do Comum volta a abrir as suas portas, pela terceira vez, de 15 a 17 de maio.

Além disso, e tal como aconteceu nas edições anteriores, a Arte Pela Palestina contará com um leilão solidário que estará “online” durante todo o período em que decorre a iniciativa.

A 3ª edição da Arte Pela Palestina contará com uma mostra de obras de artistas da Palestina representados pela Montanha de Azeitonas. Quanto aos artistas visuais portugueses, são muitos os que voltam a doar as suas obras, estando entre os nomes já confirmados Alexandre Farto, Alexandra Lucas Coelho, Ana Biscaia, André Ruivo, Alexandre Esgaio, Catarina Sobral, Diogo Pereira & Sanja Vrzic, Hardcore Fofo, Luanda Francine, Maria Reis Rocha, Marta Nunes, Miguel Januário, OzeArv, Sara & André, Vodoo Lx, Wasted Rita.

Em simultâneo vão decorrer pequenos concertos e DJ “sets”, de âmbito musical alargado, que juntam nomes como Colectivo Analytical Convenience, GAM, Dj Lynce, Jamila (dos Jamila & and the Other Heroes), Joana Guerra, Luísa, Sahida Apsara and Dubfx11, Seiva b2b Hiroma Keo, Tendency, Tiago Marques, Trio Jacob, Zoy. performances de Handala Dabke, Joana Craveiro, Leonor Keil e Mariana Tengner Barros.

De regresso vão estar também encontros para conversas e sessões de poesia, protagonizados por artistas como Ana Brandão, Dima Mohammed, Jamila Al-Yousef, Joana Seixas, Maria João Luís, Shahd Wadi, entre outros.

No campo da Sétima Arte, está prevista a apresentação de um projeto cinematográfico inédito: um filme em tributo à Palestina co-realizado por artistas e cineastas portugueses e concebido como um ‘cadáver esquisito’ a partir de um desafio lançado pela Arte Pela Palestina.

A completar esta programação, A Arte pela Palestina terá exibições de curtas-metragens de animação palestinianas e longas-metragens essenciais para compreender a realidade do povo palestiniano.

Diretamente da Palestina e sobre a Palestina, a mostra contará com filmes de animação, filmes sobre skateboard e projeções de R21 aka Restoring Solidarity, Arna’s Children, Dafamation e The Teacher, entre outros ainda por confirmar.

Nesta edição, vai ainda haver Gastronomia, encontros poéticos, palestras sobre arte e resistência, oficinas e atividades para crianças.

A Arte pela Palestina é uma iniciativa que conta com o apoio de diversos coletivos e associações que defendem a justiça e a paz para o povo palestiniano. É realizada com a colaboração do Coletivo Pela Libertação da Palestina, dos Judeus Pela Paz e Justiça, do MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente), dos Parents For Peace, da PUSP (Plataforma Unitária Solidariedade com a Palestina).

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorEros Ramazzotti Regressa A Portugal Com Nova Digressão Mundial Em 2026
Próximo artigoCentro Interpretativo Os Murais De Almada Nas Gares Marítimas Já Está Aberto Ao Público

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome