A luta do povo palestiniano volta a ecoar na arte. Entre 1 e 17 de maio, a 3ª edição da Arte Pela Palestina volta a trazer música, cinema, exposições e encontros, reunindo artistas portugueses e palestinianos em Lisboa, Porto e Braga.
Depois de duas edições a Arte Pela Palestina regressa este ano com novidades, a começar pela expansão a duas novas cidades: Porto e Braga.
“Este crescimento reflete não só a força da rede de solidariedade que se tem vindo a construir, mas também a urgência de continuar a dar voz, através da arte, à resistência palestiniana. Com mais espaços, mais artistas e uma programação ainda mais abrangente, esta edição promete ser a maior e mais impactante de sempre”,explica a organização.
Assim, ao longo do mês de maio, a Arte Pela Palestina irá ocupar diferentes espaços culturais nas três cidades. No Porto, o festival habitará a Mala Voadora, nos dias 1 e 2 de maio, e o Cinema Passos Manuel, no dia 3 de maio. Em Braga, durante os dias 9 e 10 de maio, o Juno Bar irá receber o nosso evento e, em Lisboa, a Casa do Comum volta a abrir as suas portas, pela terceira vez, de 15 a 17 de maio.
Além disso, e tal como aconteceu nas edições anteriores, a Arte Pela Palestina contará com um leilão solidário que estará “online” durante todo o período em que decorre a iniciativa.
A 3ª edição da Arte Pela Palestina contará com uma mostra de obras de artistas da Palestina representados pela Montanha de Azeitonas. Quanto aos artistas visuais portugueses, são muitos os que voltam a doar as suas obras, estando entre os nomes já confirmados Alexandre Farto, Alexandra Lucas Coelho, Ana Biscaia, André Ruivo, Alexandre Esgaio, Catarina Sobral, Diogo Pereira & Sanja Vrzic, Hardcore Fofo, Luanda Francine, Maria Reis Rocha, Marta Nunes, Miguel Januário, OzeArv, Sara & André, Vodoo Lx, Wasted Rita.
Em simultâneo vão decorrer pequenos concertos e DJ “sets”, de âmbito musical alargado, que juntam nomes como Colectivo Analytical Convenience, GAM, Dj Lynce, Jamila (dos Jamila & and the Other Heroes), Joana Guerra, Luísa, Sahida Apsara and Dubfx11, Seiva b2b Hiroma Keo, Tendency, Tiago Marques, Trio Jacob, Zoy. performances de Handala Dabke, Joana Craveiro, Leonor Keil e Mariana Tengner Barros.
De regresso vão estar também encontros para conversas e sessões de poesia, protagonizados por artistas como Ana Brandão, Dima Mohammed, Jamila Al-Yousef, Joana Seixas, Maria João Luís, Shahd Wadi, entre outros.
No campo da Sétima Arte, está prevista a apresentação de um projeto cinematográfico inédito: um filme em tributo à Palestina co-realizado por artistas e cineastas portugueses e concebido como um ‘cadáver esquisito’ a partir de um desafio lançado pela Arte Pela Palestina.
A completar esta programação, A Arte pela Palestina terá exibições de curtas-metragens de animação palestinianas e longas-metragens essenciais para compreender a realidade do povo palestiniano.
Diretamente da Palestina e sobre a Palestina, a mostra contará com filmes de animação, filmes sobre skateboard e projeções de R21 aka Restoring Solidarity, Arna’s Children, Dafamation e The Teacher, entre outros ainda por confirmar.
Nesta edição, vai ainda haver Gastronomia, encontros poéticos, palestras sobre arte e resistência, oficinas e atividades para crianças.
A Arte pela Palestina é uma iniciativa que conta com o apoio de diversos coletivos e associações que defendem a justiça e a paz para o povo palestiniano. É realizada com a colaboração do Coletivo Pela Libertação da Palestina, dos Judeus Pela Paz e Justiça, do MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente), dos Parents For Peace, da PUSP (Plataforma Unitária Solidariedade com a Palestina).
