Home Pequenos & Traquinas Atividades Para os Mais Novos Atividades para os mais novos se entreterem nestas Férias da Páscoa

Atividades para os mais novos se entreterem nestas Férias da Páscoa

As Férias da Páscoa estão à porta, e de todas as interrupções lectivas, estas são das de maior duração, por isso muitos pais procuram soluções para ocupar os tempos livres das crianças. O C&H deixa-lhe aqui algumas propostas, para que estas férias sejam, para além de doces, divertidas e lúdicas!

Começamos a Norte. No Porto, o Teatro de S. João promove de de 7 a 11 de abril uma edição especial das Oficinas Criativas: a Oficina Páscoa no Teatro aproveitando as férias escolares para levar as crianças a usufruir de experiências no campo da escrita, percussão, representação e ainda que participem num exercício teatral coletivo. Marta Freitas, atriz, dramaturga, encenadora, docente no ensino artístico, e também fundadora da associação cultural Mundo Razoável. é a orientadora desta iniciativa.

As Oficinas Páscoa dividem-se ao longo dos cinco dias, em dois horários distintos, em função da idade da criança. O horário das 9h00 às 13h00 destina-se a crianças dos 6 aos 9 anos, enquanto que o horário das  14h00 às 18h00 se destina a crianças dos 10 aos 12 anos. A inscrição tem o custo de 40 euros.

O Museu Nacional Soares dos Reis, organiza entre 18 e 27 de março várias atividades para os mais novos, sob o tema “A Primavera”, aqui, propõe-se aos visitantes um encontro com a primavera e a natureza nas coleções do museu e nos espaços exteriores do palácio – jardim das Camélias e jardim da Cerca. Entre oficinas de artes plásticas, jogos de observação e de descoberta, muitas histórias, experiências e brincadeiras, pretende-se uma sensibilização para o património cultural e natural.

O público – alvo são as crianças entre os 6 e os 13 anos, e as oficinas vão decorrer entre as 9h30 e as 17h30. O preço de inscrição é de 18 euros por dia, para o público em geral e 16 euros por dia para frequências de uma semana ou mais dias.

Pascoa Gulosa no museu2014_MuseuNazare_divulgacaoNo Centro, o Museu de Aveiro promove oficinas da Páscoa para crianças, nas tardes dos dias 9, 10 e 11 de abril. As oficinas decorrem das 14h30 e 17h00  e custam 2.50 euros por criança.

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, por sua vez, propõe uma tarde de “Páscoa Gulosa”, no dia 16 de abril, às 15h30. Nesta atividade, as crianças entre os 5 e os 12 anos de idade são convidadas a “meter as mãos na massa” e confecionar bolachinhas que podem ser ovos, coelhos e pintainhos, que todos poderão saborear num lanche convívio e levar para casa. As inscrições decorrem até 12 de abril.

Na Capital as opções são muitas. O Museu do Teatro realiza ateliers  de expressão plástica, nos dias 10, 11, 12, 15 e 16 de abril, sempre às 10h30, com inscrição gratuita.

Mote: “Os coelhinhos vão comer uma cenoura e as crianças, depois de mãos à obra, vão comer ovos e amêndoas de chocolate!!!”, o público-alvo são crianças maiores de 5 anos.

Já o vizinho Museu do Traje propõe “Férias da Páscoa com Cangulula”. As oficinas destinam-se a crianças entre os 3 e os 9 anos, e decorrem entre 7 e 11 de abril , e 14 e 17 de abril, das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Os preços das inscrições variam entre os 80 e os 100 euros.

O mote é:  “A natureza descoberta e explorada através dos sentidos e da harmonia do corpo em movimento entre árvores, trilhos, prados e encruzilhadas…! Oficinas de pintura, barro e materiais naturais recolhidos no parque. Visitas à horta, histórias contadas, jogos sugeridos e inventados.”

Outra oficina, decorre durante a semana de 14 a 17 de abril, intitula-se: “Marca o Teu Estilo! – cria a roupa de que mais gostas e transforma-te no estilista mais criativo do Museu Nacional do Traje”, e é para crianças dos 5 aos 15 anos. Entre outras propostas.

Também o Mosteiro dos Jerónimos promove, para este período, uma oficina de desenho e construção intitulada “Fábrica de desenhos”,  um atelier para (re)descobrir os mestres de obra do Mosteiro, destinado a jovens a partir dos 14 anos e adultos.
A partir do Claustro, abordam-se as noções fundamentais do desenho e os pormenores construtivos do Monumento, culminando na “construção” de uma abóbada.

Esta oficina realiza-se nos domingos dias 6 e 20 de abril, das 10h00 às 12h30, com entrada livre no Mosteiro dos Jerónimos, sob orientação do arquiteto Nuno Barros de Almeida. O preço das inscrições é de 7,50 euros por pessoa.

O Museu do Oriente,  promove também oficinas de longa duração para as férias da Páscoa, para crianças com idades entre os 7 e os 12 anos, oferecendo uma programação especial que leva os mais pequenos a conhecerem, de forma divertida, junto das coleções do museu, algumas características das culturas orientais: as tradições dos samurais e a arte do recorte de papel.

De 7 a 11 de abril, as crianças são convidadas a aprender o código de honra dos samurais – soldados japoneses de grande disciplina – assente em sete virtudes inspiradoras: lealdade, honra, coragem, retidão, honestidade, respeito e benevolência.

De 14 a 16 de abril, e tomando como ponto de partida a ideia de viagem ao Oriente, os pequenos participantes vão aprender as diversas práticas de recorte, do kirigami ao recorte das personagens do teatro de sombras e dos recortes chineses, e vão narrar uma história.

As oficinas realizam-se no horário das 9h30 às  13h00, e a primeira oficina custa 50 euros (cinco manhãs) e a segunda oficina custa 30 euros (para 3 manhãs). Estão previstos descontos de 30% quer para a inscrição de irmãos, quer para a inscrição na segunda oficina.

Ainda na capital, o Museu da Marioneta, preparou para estas férias da Páscoa um programa que comemora  os oito séculos da língua portuguesa, intitulado “Há Oitocentos Anos a Tagarelar… em Português”. De 7 a 11 de abril, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, as crianças entre os 6 e os 12 anos vão descobrir a importância da língua no nosso dia-a-dia.  Este ano a língua portuguesa comemora 8 séculos, como o prova o Testamento de D. Afonso II, Rei de Portugal, datado de 1214, o mais antigo documento oficial que se conhece escrito em português, e é a partir daqui que os mais novos vão descobrir que a língua está sempre presente: para comunicar uma ideia, para conversar com um amigo, a falar ou a escrever, para manifestar opiniões e gostos.

O preço desta atividade é de 7 euros por sessão (manhã ou tarde) ou de 14 euros (o dia todo). Para uma semana, de manhã ou de tarde, o preço é de 30 euros; para a semana completa, o preço é de 60 euros.

Tal como nos anos anteriores, o Oceanário de Lisboa promove a iniciativa Férias de Páscoa “Debaixo de Água”, convidando os mais pequenos a conhecerem as profissões que envolvem a operação de um grande aquário. De 7 a 21 de abril, das 8h30 às 18h30, as crianças dos 4 aos 12 anos vão poder vestir a pele de diferentes profissionais como mergulhadores, guias, biólogos, veterinários e até de quem advoga pelo mar. Ao longo destes dias, os participantes poderão simular as funções mais divertidas do dia-a-dia de quem colabora com o Oceanário. A descoberta de tarefas, de curiosidades e de rotinas necessárias à manutenção de animais marinhos tão diferentes vão fazer destas férias as mais originais de sempre. Para acabar a semana em grande e com o descanso merecido de qualquer profissional, nada como passar a noite com uma companhia muito improvável, os tubarões!

O preço por participante é de 40 euros, por dia; o pacote de 4 dias consecutivos custa 150 euros e o pacote de 5 dias consecutivos custa 180 euros. Estes preços incluem entradas nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche, seguro e uma lembrança.

O C&H encerra as sugestões na capital com a Páscoa mais selvagem do País,  no  Jardim Zoológico, que preparou muitas as atividades para miúdos e graúdos.

No dia 20 de abril, a animação começa logo depois das bilheteiras com coloridas pinturas faciais. Entre coelhinhos, animais selvagens, príncipes e princesas, basta escolher em que personagem se quer transformar.

Para além disso, o Jardim Zoológico preparou um workshop com ovos de esferovite, onde os mais pequenos vão poder mostrar que são verdadeiros artistas e pintar os seus Ovos da Páscoa.

Neste dia especial o que não podia mesmo faltar é a tradicional e divertida Caça aos Ovos, onde os mais pequenos se vão transformam em verdadeiros coelhinhos para encontrarem deliciosos Ovos da Páscoa. A Caça aos Ovos terá duas sessões, às 12h00 e às 16h00, nos Jardins do Conde de Farrobo.

Na Amadora, a proposta vai para “Férias em BD”, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, a decorrer entre 7 e 16 de abril, com oficinas de ilustração, fantoches e teatro.

A primeira proposta é uma oficina artística de criação de fantoches sobre o livro de ilustração de Madalena Matoso intitulado Todos Fazemos Tudo, agraciado com o Prémio Nacional de BD 2012, Melhor Ilustração de Livro Infantil.

Nesta oficina, destinada a 15 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, serão transmitidas algumas das ferramentas mais elementares da linguagem da ilustração, a par de noções básicas para a criação de fantoches e marionetas.

Entre os dias 14 e 16 de abril, Paulo Lages e Pedro Leitão apresentam um espetáculo de teatro sobre a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, com uma oficina de leitura e desenho, que tem como destinatários preferenciais escolas e ATL’s com crianças dos 6 aos 12 anos. As atividades decorrem entre as 10h00h e as 13h00 e as Inscrições podem ser feitas através do telefone 214 369 057 ou através do e-mail: amadorabd@cm-amadora.pt.

Em Sintra, o destaque vai para “A Páscoa na quintinha com coelhos e galinhas”, na Quintinha de Monserrate, no dia 19 de abril, entre as 15h00 e as 16h30, e destina-se a crianças entre os 5 e os 10 anos.

A atividade inclui: “Jogos tradicionais, enigmas e tarefas muito divertidas conduzirão os participantes à descoberta de todos os recantos e encantos da Quintinha de Monserrate. Vamos descobrir quem vive na Quinta, o que tem para nos dar e para que serve. Entre as ervinhas e as flores ajudaremos as galinhas a encontrar os ovos que os coelhos esconderam, e com eles faremos um delicioso folar de Páscoa para saborear no final!”

O preço da inscrição é de 8 euros por participante e esta deve ser feita previamente para: comercial@parquesdesintra.pt; Telf: 21 923 73 00.

A Sul, começamos em Palmela, onde com o apoio da Câmara Municipal, a “Passos e Compassos” promove as Férias Culturais – Páscoa 2014. Este programa promove o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos participantes, através da educação pela arte e património cultural, e tem lugar no Cineteatro S. João, de 7 a 17 de abril, das 9h00 às 18h00. Destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos, compreende aulas, ateliers e visitas nas áreas da dança, música, teatro, expressão plástica, cinema e património.

Em Mora, o Fluviário recebe as Férias da Páscoa com um conjunto de atividades gratuitas denominadas “Do Ovo e Semente até à Flor e Gente”. Durante visita é possível recordar na Sala de Aula / Laboratório alguns ciclos de vida de animais e plantas, e até construir um pequeno caderno com os seus ciclos de vida favoritos em “Assim Nasceram os Peixes”.

Alguém escondeu Ovos Arcos-íris no Fluviário. Há que pedir um mapa na recepção, preenche-lo com os locais onde se encontram e descobrir o enigma nele inserido. Pode ganhar um brinde surpreso.

Também na sala de aula, todos os mistérios e os significados da data são revelados na actividade “Sobre a Páscoa eu sei…”. Também se desvenda de onde veio a expressão “Ovo de Colombo”.

Além do documentário Expedição Rivus: Uma Viagem ao Planeta Fluviário que se pode ver no auditório, o espaço tem ainda muitas aventuras a descobrir, como saber mais sobre a alimentação dos peixes e até acompanhar a sua alimentação. Basta realizar a marcação prévia da actividade “Aquarista por uma Hora”. E para todos aqueles a quem a curiosidade os leva a querer conhecer o que é necessário para que o Fluviário mantenha as suas exposições, não hesitem em marcar a actividade “Á Descoberta do Fluviário Técnico”. Oportunidade de se ver uma quarentena, e conhecer o cérebro e coração do Fluviário.

No exterior há Passeios à Beira Rio para se conhecer o Parque Ecológico do Gameiro ou experimentar Uma Aventura Radical nas Copas das Árvores, rapel no parque-arborismo.

As atividades fora da sala de aula requerem marcação prévia. Também com reserva é possível usufruir de uma visita guiada por um dos educadores ambienteis, seja no Fluviário, seja à beira-rio.

Estas são algumas das muitas opções que há por aí, agora a escolha é consigo. E votos de Boas Férias e Boa Páscoa.

Por  Susana Sena Lopes

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version