O ciclo de Bailado em Seteais termina no próximo fim-de-semana, nos dias 5 e 6 de julho, com um espetáculo pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), que não atuava em Seteais desde 2002.
A CNB vai apresentar em estreia mundial o bailado Quatro Cantos num Soneto, de Fernando Duarte, diretor artístico da CNB, com música ao vivo, unindo a tradição literária à criação coreográfica contemporânea, no quadro da celebração dos 500 anos do poeta Luís de Camões.
Neste programa duplo, a Companhia Nacional de Bailado propõe um diálogo entre a criação contemporânea e o legado coreográfico do século XX.
Quatro Cantos num Soneto, em estreia absoluta e com música ao vivo, nasce de uma cocriação de bailarinas da CNB sob a direção artística de Fernando Duarte, onde gestos, palavras e sons evocam a memória e a atualidade de Camões. A poesia torna-se corpo, num cruzamento vivo entre performance, música e dança. Segue-se Stravinsky Violin Concerto, obra-prima de George Balanchine que exemplifica o seu estilo neoclássico. Coreografada sobre a partitura vibrante de Stravinsky, a peça articula com precisão a relação entre movimento e música, revelando toda a modernidade e abstração da linguagem balanchiniana. Um programa que honra o passado, escutando o presente e dançando o futuro.
O programa deste fim de semana encerra com “Stravinsky Violin Concerto”, considerada uma das obras-primas de George Balanchine, coreografada sobre a partitura de Igor Stravinsky. Nesta peça, o coreógrafo russo-americano aprofundou a relação entre música e movimento no sentido de sublinhar a modernidade do estilo neoclássico.
As sessões vão decorrer no dia 5 e 6 de julho, às 19h00, nos Jardins do Palácio de Seteais, em Sintra. Os bilhetes estão disponíveis online e no local, no próprio dia, e custam 15 euros.
