Home Pequenos & Traquinas Teatro Para os Mais Novos Baleizão As Memórias De Infância Para Ver No TeCA

Baleizão As Memórias De Infância Para Ver No TeCA

Sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto, no Porto, no dia 27 de fevereiro, a peça Baleizão, com concepção, criação e interpretação de Aldara Bizarro, ao lado de Miguel Horta.

Baleizão, um gelado vendido numa cervejaria homónima de Luanda (Angola) nos anos 70, é o agente desencadeador e aglutinador do espetáculo de Aldara Bizarro que a ele simbolicamente pede o nome emprestado.

Criado e interpretado em conjunto com Miguel Horta, “Baleizão é um exercício de celebração da vida e da memória, em que se incentiva o público a mergulhar nas suas próprias recordações”.

Baleizão faz-se das memórias de infância convocadas pela troca de cartas, textos, desenhos e fotografias entre os dois amigos separados e com vivências diferentes: a de Angola durante a guerra colonial e a de Lisboa, também marcada pelos sinais do Barlavento algarvio. Na carta que dá início à peça, Aldara Bizarro confessa: “Não me lembro quando é que se instalou a cotação do Baleizão lá em casa mas lembro-me muito bem da minha mãe utilizar o Baleizão sempre que eu queria uma coisa que os meus pais não tinham possibilidade de comprar. Dizia-me assim: Sabes, isso não posso comprar porque custa muitos Baleizões”.
No entanto, numa subtil inversão de valores, no espetáculo é a memória que é impossível de cotar: vale incontáveis Baleizões.
“Apesar de sermos de origens diferentes, de vivermos em países diferentes, procurámos olhar para os anos 70, uma época no tempo que nos une, rica o suficiente para desejarmos partilhar opiniões, mensagens, textos, desenhos e fotografias, com o sentido de criar em palco um jogo dinâmico de ideias e de acção sobre a memória, que apesar de convocar o passado nos transporta para um presente caloroso e vívido.” Aldara Bizarro e Miguel Horta

A peça é coproduzida pelo Museu do Dinheiro, com o apoio da SMUP – Sociedade Musical União Paredense.

Baleizão, para maiores de 12 anos, pode ser vista entre 27 de fevereiro e 2 de março, na quarta e quinta-feira, às 10h00 e às 15h00; na sexta-feira, às 11h00 e às 15h00; e no sábado, às 19h00.

O preço dos bilhetes é de 10 euros, para adulto e 5 euros, para crianças, e podem ser adquiridos no local.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version