Os Tesouros de Camilo: A Camiliana de Sintra é a exposição que estará patente de 11 de junho a 31 de julho na Galeria Municipal de Sintra – Casa Mantero, com entrada gratuita.
Inserida nas comemorações do bicentenário do nascimento do escritor Camilo Castelo Branco, “a exposição convida o público a descobrir o espólio camiliano existente em Sintra, oferecendo um percurso que alia Literatura, História e Cultura”.
A mostra constituída a partir da Camiliana de Sintra, um valioso conjunto arquivístico, bibliográfico e iconográfico que retrata a vida e obra de Camilo Castelo Branco. Este acervo foi reunido pelo sintrense Rodrigo Simões Costa, dedicado colecionador de obras relacionadas com o escritor, que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra.
O caráter único desta coleção, que conjuga memória, autenticidade, criatividade e raridade levou a que o espólio fosse classificado como Bem Cultural de Interesse, estando sob a tutela da Biblioteca Municipal de Sintra. Trata-se do primeiro acervo bibliográfico em Portugal com esta classificação atribuída a um município e biblioteca pública.
É este conjunto de obras que é agora partilhado para celebrar os 200 anos do nascimento de um dos maiores escritores do Romantismo português.
A exposição pode ser visitada à segunda-feira das 14h00 às 18h00, de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00, e sábado das 14h30 às 18h00.
