Home Destaque Câmara de Lisboa assinalou 25 anos do incêndio do Chiado com simulacro...

Câmara de Lisboa assinalou 25 anos do incêndio do Chiado com simulacro de incêndio

 Reportagem de Alexandra Gil

chiado_11A 25 de agosto de 1988, Lisboa acordou em sobressalto. Um incêndio consumia o Chiado. Vinte e cinco anos mais tarde, a autarquia assinalou este dia, que ficará para sempre na história da cidade com uma série de iniciativas, entre as quais exposições e um simulacro.

O domingo começou cedo, logo pelas 8 da manhã, com a mostra de seis fotografias (em formato pendão) do livro O Grande Incêndio do Chiado, da autoria dos fotógrafos Alfredo Cunha, Fernando Ricardo, José Carlos Pratas Henriques e Rui Ochoa e que foi lançado durante a tarde na FNAC dos Armazéns do Chiado. Uma hora mais tarde, na antiga escola Veiga Beirão – transformada em posto de comando – arrancava o simulacro de incêndio que, para além de evocar os acontecimentos de 1988 teve como finalidade testar os meios de prevenção e combate, hoje bem diferentes dos que existiam no final da década de 1980.

Mais de 320 operacionais, 80 viaturas e algumas dezenas de figurantes tornaram posição o simulacro, que decorreu até às 10h30 em artérias como a Rua Garrett, o Rossio ou a Praça do Município. Apesar do acesso se encontrar cortado, alguns foram os curiosos que afluíram à zona da Baixa para recordarem o fatídico 25 de agosto de 1988.

A manhã prosseguiu com a atuação da banda do Regimento de Sapadores Bombeiros, corporação co-responsável pelo simulacro e com o descerrar de uma lápide evocativa do incêndio. Pelas 17h00, Siza Vieira – arquiteto responsável pelo projeto de reabilitação do Chiado – visitou os Terraços do Carmo, espaço que será objeto da última intervenção prevista no Plano de Pormenor da Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado. O dia terminou com o lançamento do livro Chiado em Detalhe, em que Siza Vieira apresenta a pormenorização técnica do plano de recuperação, e com a inauguração da exposição com o mesmo nome, na galeria Chiado 8.

Já hoje, segunda-feira, é inaugurada no Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, em Carnide, a exposição O Grande Incêndio do Chiado. Esta apresenta fotografias do livro homónimo de Alfredo Cunha, Fernando Ricardo, José Carlos Pratas Henriques e Rui Ochoa.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version