Home Cultura Católica No Porto Promove O Estrangeiro Com Um Diversificado Programa Cultural

Católica No Porto Promove O Estrangeiro Com Um Diversificado Programa Cultural

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto dinamiza uma série de concertos, conferências, exposições e performances, sendo que, a primeira convidada deste programa é Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Prémio Vergílio Ferreira 2025.

A conferência “Hospitalidade” realiza-se a 20 de fevereiro, pelas 18h30 no Auditório Ilídio Pinho, no Porto. A 27 de fevereiro, pelas 18h30, o programa apresenta um filme-concerto, com a projeção de O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias, com música ao vivo de Samuel Coelho. A entrada é livre, mas sujeita a limitação da sala.

A escritora Djaimilia Pereira de Almeida é uma relevante escritora contemporânea de língua portuguesa, tendo já colaborado com o New York Times e sido professora na NY University. Autora de vários livros, entre os quais Esse Cabelo, Luanda, Lisboa, Paraíso, Três Histórias de Esquecimento, Toda a Ferida é uma Beleza, traz à Escola das Artes da Universidade Católica uma reflexão sobre a dimensão central da sua obra e do seu pensamento: a ideia de acolhimento e pertença. Segundo a nota enviada, “Hospitalidade”, título da conferência, “não é apenas sobre abrir as portas para o outro, mas também sobre reconhecer as múltiplas camadas de encontro entre pessoas, culturas, histórias e narrativas. Questões como a migração, identidade e memória cultural, farão parte desta conversa com a autora”.

Esta conferência abre o programa internacional de concertos, conferências, exposições e performances: O Estrangeiro, organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa que se realiza entre 20 de fevereiro e 29 de maio de 2025, no Porto, para explorar a ideia do estrangeiro, e dos desafios da hospitalidade, da alteridade e da chegada do outro.

Com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo, este programa convida artistas, pensadores e público em geral para uma reflexão profunda sobre a questão do estrangeiro ao longo de um semestre.

A 27 de fevereiro, pelas 18h30, a Escola das Artes, recebe um filme-concerto, exibindo O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias, com a participação musical de Samuel Coelho. Rodrigo Areias, alumni da Escola das Artes, é um dos mais relevantes cineastas portugueses contemporâneos, já com cerca de dez longas-metragens. É também fundador e produtor do Bando à Parte, bem como autor de vídeos musicais para alguns dos melhores nomes da cena rock portuguesa (The Legendary Tiger Man, Wray Gunn, Mão Morta, Sean Riley, D3o, etc.).

Samuel Martins Coelho é violinista, multi-instrumentista, tem feito um percurso de descoberta e constante reinvenção da sua linguagem musical. O seu trabalho atravessa vários géneros e universos musicais, desde a música clássica à música conceptual, experimental e à improvisação.

Veja aqui o programa completo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version