No próximo domingo, dia 25 de janeiro, no Grande Auditório do CCB, é homenageado o reconhecimento internacional do Cante Alentejano, que foi recentemente proclamado pela UNESCO em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Num concerto único, sobe ao palco “ Um canto a vozes, aonde a música se enlaça na poesia, e no qual os homens e as mulheres partilham e as mulheres partilham a vida transformada em Cante. Um cantar de um povo que construiu, a partir dos trabalhos e dos dias, um canto solidário, um canto que se ergue. Que nos levanta”.
Participam neste concerto especial: Conservatório do Baixo Alentejo (Beja), Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias (Pias), Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense (Moura), Grupo Coral Estrelas do Sul (Portel), Grupo Coral Feminino e Etnográfico As Papoilas do Corvo (Corvo), Grupo Coral do Sindicato da Indústria Mineira (Aljustrel), Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba (Cuba), Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó (Feijó), Grupo Coral de Baleizão (Baleizão), Grupo Coral Cantares de Évora (Évora), Grupo Coral Os Mainantes (Pias), Grupo Coral e Etnográfico da Casa Do Povo De Serpa (Serpa) e vai se ouvir a Banda Sonora do filme Cante, Do Alentejo Para O Mundo (Portel).
A produção do Cantar o Alentejo é do Centro Cultural de Belém e da Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O concerto realiza-se às 18h00, com uma duração aproximada de 1h20. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, com preços entre os 10 e 20 euros.
Texto de Marta Plácido


















