CCB recebe Festival Big Band

Hoje e sábado o Centro Cultural de Belém, em Lisboa recebe a 2ª edição do BIG BANG – Festival Europeu de Música e Aventura para Crianças, destinado às crianças entre os 4 e os 12 anos e aos adultos que as acompanham. A programação de  dia 14 é dirigida para as escolas e a de sábado, dia 15, é orientada para as famílias.

O festival tem o patrocínio do Programa Cultura da União Europeia, parte de uma iniciativa da Zonzo Compagnie e pretende criar uma plataforma de encontro de artistas portugueses e europeus, como compositores, músicos, performers e das suas criações, de forma a apresentar às crianças música não comercial.

O Big Bang é um projeto internacional que envolve seis parceiros de cinco países diferentes: Zonzo Compagnie (Bélgica), CCB (Portugal); Stavanger Konserthus (Noruega), Ópera de Lille (França) Millenáris (Hungria) e BOZAR – Palais des Beaux-Arts (Bélgica).

É a oportunidade perfeita para visitar um festival com performances de música, máquinas musicais, objectos sonoros malcriados e viagens sonoras e visuais, visitar os quartos dos músicos, ouvir música no espaço, assistir a concertos com personagens fantásticas, ouvir percussão com objetos reciclados.

As crianças vão ter a oportunidade de assistir à Motofonia Portugal, um solo poético para todos, Fernando Mota; visitar os Quartos dos Músicos, com Manuela Azevedo (Clã), Katharine Rawdon e Elizabeth Davis (Machina Mundi) e Simão Costa; assistir à exposição sonora de Objetos Sonoros Malcriados com João Ricardo de Barros Oliveira; aprenderem a  ouvir o silêncio com o Ouçam o Silencio, uma performance musical sem palavras sobre o universo de John Cage, da zonzo compagnie; Mecanophone apresenta um percurso sonoro em torno de máquinas musicais concebidas e construídas por Denis Brely, do Melodie Theatre; no concerto Tumbala, um grupo de oito personagens fantásticas armadas com máquinas estrambólicas assalta as ruas com uma performance musical de interação com o público, espalhando a desordem, a alegria e a festa. Musica latin funk, em formato de fanfarra. Com a Tumbala Beat ouvemo-se os alunos da Escola Profissional Metropolitana. Encerra o festival o espetáculo Wagon, onde se ouve música sem palavras, de Nicolas Rombouts e Joris Caluwaerts.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorRestaurante Terreiro do Paço homenageia “7 Maravilhas” da Gastronomia
Próximo artigo4ª Edição da Festa da Marioneta estreia texto de Gabriel Garcia Marquez

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome