Até 25 de fevereiro de 2024, o Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra Avesso dos Afetos da artista Sofia Salazar Leite. Realizada numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, a mostra ocorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus e estará patente até 25 de fevereiro de 2024.
A mostra é o resultado do trabalho desenvolvido pela artista ao longo dos últimos 3 anos, reunindo 23 pinturas de grande formato. Nestes quadros, em que a artista utiliza a técnica mista aplicada sobre tela e em que predomina uma paleta de cores contida, quase monocromática, Sofia Salazar Leite aprofunda a exploração da fronteira entre a figuração e abstração que caracteriza a sua obra e explora as tangentes entre a abstração e a figuração através de relações materiais, cromáticas, formais e semânticas.
No texto do catálogo que acompanha a exposição, o jornalista Pedro Cordeiro reflete que “são migrantes e refugiados os figurantes e protagonistas da pintura de Sofia Salazar Leite, quer o sejam na forma hodierna de quem morre à procura não de vida melhor, mas de vida, quer lho chamemos num arroubo retórico que dá conta de humores, fugas, caminhos, encontros, contrariedades, despedidas e fados”.
A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (última entrada: 17h40), com um custo de 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); ou 13 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas).
