Cineasta português Eduardo Serra é candidato a Prémio Carreira Íbero-Americano

Eduardo SerraO diretor de fotografia e cineasta português Eduardo Serra é este ano um dos candidatos ao Prémio Carreira Ibero Americano – Prémio Fénix, que vai ser atribuído em outubro, na cidade do México.

A nomeação de Eduardo Serra, pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, é o reconhecimento do seu percurso ímpar desenvolvido nesta área ao longo de quarenta anos.

Eduardo Serra é o único diretor de fotografia português nomeado duas vezes para o Óscar da Academia de Hollywood, na categoria de melhor cinematografia com os filmes The Wings of the Dove e The Girl with Pearl Earring, em 1997 e 2004 respetivamente.

O cineasta licenciou-se em Cinema na cidade de Paris pela École Louis-Lumière (1966) e posteriormente em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris-Sorbonne (1970). A sua carreira profissional iniciou-se no cinema como assistente de imagem, chegando à fotografia em 1980, tendo ganho vários prémios nacionais e internacionais.

O Prémio Fénix tem o objetivo de trazer reconhecimento aos que dedicam o seu trabalho às artes do Cinema na América Latina e na Península Ibérica, o Prémio Fenix existe desde 2013, sendo este ano, em outubro, a primeira cerimónia de entrega deste Prémio com transmissão em direto pelo canal de televisão mexicano E! Entertainment.

Texto de Joana Resende
Artigo anteriorEditorial Presença aposta em força na rentrée
Próximo artigoPraia das Maçãs recebe Nossa Senhora da Praia este Domingo

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome