O diretor de fotografia e cineasta português Eduardo Serra é este ano um dos candidatos ao Prémio Carreira Ibero Americano – Prémio Fénix, que vai ser atribuído em outubro, na cidade do México.
A nomeação de Eduardo Serra, pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, é o reconhecimento do seu percurso ímpar desenvolvido nesta área ao longo de quarenta anos.
Eduardo Serra é o único diretor de fotografia português nomeado duas vezes para o Óscar da Academia de Hollywood, na categoria de melhor cinematografia com os filmes The Wings of the Dove e The Girl with Pearl Earring, em 1997 e 2004 respetivamente.
O cineasta licenciou-se em Cinema na cidade de Paris pela École Louis-Lumière (1966) e posteriormente em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris-Sorbonne (1970). A sua carreira profissional iniciou-se no cinema como assistente de imagem, chegando à fotografia em 1980, tendo ganho vários prémios nacionais e internacionais.
O Prémio Fénix tem o objetivo de trazer reconhecimento aos que dedicam o seu trabalho às artes do Cinema na América Latina e na Península Ibérica, o Prémio Fenix existe desde 2013, sendo este ano, em outubro, a primeira cerimónia de entrega deste Prémio com transmissão em direto pelo canal de televisão mexicano E! Entertainment.
Texto de Joana Resende













