Home Cinema Cinema S. Jorge batiza sala com nome de Manoel de Oliveira

Cinema S. Jorge batiza sala com nome de Manoel de Oliveira

Apartir do dia 28 de Abril uma das três salas do Cinema São Jorge vai passar a chamar-se Sala Manoel de Oliveira, numa homenagem da cidade ao centenário realizador do Porto.

Para “inaugurar” a nova sala foi escolhido o filme O Estranho Caso de Angélica, realizado em 2010, e cuja acção tem lugar na década de 50, e que conta nos principais papéis com Pilar López de Ayala, Filipe Vargas e Ricardo Trêpa neto do realizador.

Manoel de Oliveira nasceu em 1908, e realizou o seu primeiro filme em 1931 – Douro, Faina Fluvial , uma curta metragem sobre a faina no Douro. Entre os seus filmes mais conhecidos destacam-se Aniki-Bobó, de 1942, Amor de Perdição de 1979, Non, ou a Vã Glória de Mandar de 1990, A Divina Comédia de 1991, Vale Abraão de 1993, O Convento de 1995, Porto da Minha Infância de 2001, Belle Toujours de 2006, e Singularidades de uma Rapariga Loura de 2009, entre tantos outros.

Na sua vasta carreira e longa vida foram vários os prémios que recebeu tanto a nível nacional, como nos diversos festivais internacionais, destaque para a atribuição da Comenda da Ordem de Santiago de Espada em 2008 pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, como reconhecimento da sua obra e do seu trabalho.

Por Elsa Furtado

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version