Home Viagens & Destinos Em Viagem Courchevel – Férias Na Neve Com Requinte

Courchevel – Férias Na Neve Com Requinte

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

A paisagem deslumbrante, picotada de pequenos chalés de montanha, os hotéis e restaurantes estrelados e as lojas de luxo fazem com que Courchevel, uma das estâncias de ski de França, inserida no domínio 3 Vallée, seja conhecida como um destino turístico de prestígio. O contacto com a natureza e a montanha vai aqui muito além da prática de atividades como o ski ou o snowboard. A estância oferece um conjunto de serviços que permite ao visitante fazer férias na neve, com muito requinte.

Courchevel 1850 (a denominação é alusiva à altitude) é o centro da estância, onde se concentram os principais serviços. É a zona mais requisitada pelos visitantes, no entanto, a beleza estende-se, às restantes localidades vizinhas: Courchevel Moriond, Courchevel Village, Courchevel Le Praz e La Tania. A ligação entre estas localidades faz-se de teleférico (para quem adquire forfait) ou de autocarro (gratuito).

1 / 9

Courchevel tem pistas suficientes para satisfazer os desportistas mais exigentes, com altitudes acima dos 2.700m, em Saulire, Creux Noirs ou Roc Merlet. No entanto, para quem pretende estender o passeio, pode aceder ao domínio 3 Vallées, a maior área esquiável do mundo, com 600 kms de pistas. O domínio abrange oito estâncias: Courchevel, Val Thorens, La Tania, Orelle, Menuires, Saint Martin, Méribel e Brides Les Bains.

O forfait diário de adulto, para a zona de Courchevel, custa 52 euros e para o domínio 3 Vallée custa 61 euros. Há descontos para crianças, famílias e para estadias mais prolongadas.

2 / 11

Atividades Para Toda A Família

Independentemente da idade ou da experiência, em Courchevel o visitante encontra espaços adequados à prática de atividades na neve. Encontrámos extensas zonas de iniciação que permitem uma progressão na aprendizagem; espaços bem delimitados para crianças, com temáticas lúdicas (Índios e Cowboys em Moriond e Dragões em Courchevel 1850 são bons exemplos); mas também zonas onde os mais radicais podem desafiar a gravidade e incorporar mais adrenalina à sua experiência.

Em todas as zonas encontrámos facilidade na prática, com informações úteis sobre as direções, assim como uma afluência muito razoável de pessoas. É possível descer quilómetros de pistas, com toda a serenidade e sem grandes atropelos. É possível fazer ski de contemplação, através de caminhos que circundam a montanha e, ao mesmo tempo, admirar a beleza da paisagem. Ou levar os sentidos ao extremo e avançar pelas descidas mais íngremes.

3 / 9

O ensino da prática de ski é assegurado pelas Escolas de Ski de Courchevel, que dispõe de cerca de 1000 monitores. A língua não é uma barreira, há domínio de doze idiomas, entre os quais se inclui o Português.

Pista de Trenó

As corridas de trenó são aqui muito populares. Há pistas específicas, para o efeito e abriu recentemente um novo trajeto, com partida no centro da estação de Courchevel Moriond (à saída do teleférico de Ariondaz). Tem três quilómetros de comprimento e inclui a passagem por quatro túneis. A pista funciona diariamente entre as 11h00 e as 16h30. Às terças e quintas-feiras funciona até às 19h30. Cada descida custa 15 euros.

Arte na Montanha

Vai na 9ª edicão a iniciativa L’Art Au Sommet. As galerias Barteux, em colaboração com o município de Courchevel têm vindo a exibir obras de arte, de vários artistas internacionais, a céu aberto. A exposição estende-se pela estância de ski e é alvo de curiosidade dos visitantes. Há teleféricos decorados por artistas, grafities desenhados em painéis e esculturas espalhadas pelas montanhas. O teleférico vertical La Saluire passou pelas mãos de JonOne. No meio mecânico de Verdons, que parte do centro de Courchevel 1850 há várias cabines decoradas por artistas como Seen, MadC e Mr Brainwash.

4 / 6

O contraste das cores vivas das peças de escultura, destacam-se na paisagem predominantemente branca. Algumas das mais concorridas para selfie são os coloridos pandas de Julien Marinetti, assim como o gorila de Richard Orlinski.

Nas ruas de Courchevel podem ser admiradas as esculturas espelhadas de Gianfranco Meggiato. Noé-Two, Fin Dac e Pichi&Avo são os outros nomes que integram esta mostra de arte ao ar livre, que pode ser vista até ao dia 15 de abril de 2018.

Aquamotion – As Piscinas

Quem pretende apenas usufruir da paisagem e relaxar, encontra outras atividades para preencher o dia. Uma das alternativas é o Aquamotion, o parque aquático localizado em Courchevel. Dispõe de várias piscinas interiores, com diferentes propósitos: nadar, saltar, escorregar ou relaxar. A zona principal é adequada a famílias, com escorregas e descidas mais lúdicas. Uma zona superior, reservada a adultos é essencial a quem procura relaxar num ambiente mais descontraído.

Ambos os espaços têm piscina com ligação a zonas exteriores, onde se pode usufruir de diferentes jatos de água, a céu aberto, a uma curta distância da neve que se acumula na paisagem. Com a temperatura da água a 32 graus, a experiência torna-se inesquecível.
O complexo tem também spa (com ampla oferta de tratamentos e massagens) e ginásios com diferentes propósitos. Um deles, permite acesso à recente tecnologia Ícaros, que combina o exercício físico com a realidade virtual. Noutro, é possível ter aulas de surf indoor. Há ainda uma zona de escalada.

Um serviço de cafetaria e restaurante complementa a oferta de serviços do espaço. Durante a temporada de inverno, o Aquamotion abre entre as 10h00 e as 20h30. Às terças e quartas-feiras encerra às 22h30. As entradas para a zona de piscinas custa 26 euros para adultos e 16 euros para crianças (entre os 3 e os 12 anos).

No inverno, a estância de Courchevel abre entre dezembro e abril. Este ano, com a generosa queda de neve, encontra-se a funcionar praticamente a 100% no final da temporada, com quase todas as pistas e meios mecânicos em funcionamento.
Courchevel fica nos Alpes Franceses. As ligações aéreas mais próximas são Lyon e Genebra, a cerca de 2h30 de carro.

Nota: O C&H contou com o apoio do Turismo de Courchevel na realização desta reportagem.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version