Hoje é o novo espetáculo de dança da autoria de Tiago Guedes, que subiu à cena no Grande Auditório da Culturgest, nas noites de 6 e 7 de dezembro.
Sobre este espetáculo disse o seu autor:
Responder às pulsões de hoje, do que sou agora, de como estou neste momento e de como estão aqueles que comigo trabalham é a motivação pessoal e artística que me leva a mergulhar neste novo desafio. Ir ao encontro de um estar que não revisito há bastante tempo – ser coreógrafo, atirar-me ao movimento na sua totalidade (onde corpo e voz são matéria de trabalho), encontrar um grupo de bailarinos e uma equipa artística que me ajudam a construir este espetáculo – o entusiasmo da criação.
Hoje vivemos tempos conturbados. Não sabemos bem onde pomos os pés e que textura tem esse terreno. Umas vezes é sólido, outras lamacento, outras de areias movediças. Este é um dos pontos de partida: um grupo de jovens bailarinos pisa um chão incerto, um chão que é transformado e os transforma pelo peso que exercem sobre ele.
Neste palco falar-se-á de instabilidade, manifestação, contestação, reivindicação, decisões conjuntas, mobilização e confrontação.
O espetáculo integra o Ciclo 2003 – 2013 | 10 anos da Companhia e Materiais Diversos, que celebra a obra coreográfica de Tiago Guedes – seu diretor artístico, que iniciou a carreira como coreógrafo desde 2001, e que inclui ainda a apresentação dos espetáculos Um Solo e Matrioska.
Reportagem de Sara Santos

















