arrancou ontem, dia 25 de julho, e decorre até ao dia 11 de agosto, a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), uma iniciativa que inclui masterclasses, concertos, atribuição de prémios e uma exposição.
A SIPO permite aos alunos das masterclasses, uma aprendizagem com professores e pianistas e destaca-se pelos seus concertos durante o festival, bem como pela entrega dos Prémios Antena 2, aos alunos que mais se destacaram e o Prémio ACIM, para a melhor interpretação de uma obra de um compositor português.
Nesta edição, parte do programa é dedicado ao compositor francês Claude Debussy, celebrando assim o centenário da sua morte e ao pianista e compositor português José Vianna da Motta, comemorando os 150 anos do seu nascimento.
O concerto de abertura, no dia 30 de julho, pelas 21h00, decorre no Auditório Municipal com o Quarteto de Matosinhos.
O concerto de encerramento realiza-se no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, com a pianista portuguesa Olga Prats, que comemora 60 anos de carreira e apresenta um programa com obras de Rey Colaço e Astor Piazolla.
Nota ainda para o recital de piano, no dia 11 de agosto, pelas 16h00, no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, com Rafael Ruiz e Xiauyo Guo, laureados SIPO 2017.
A SIPO inclui a exposição do pintor português António Canavarro, sob o título Sem fonia, à Procura de Harmonia, no Pavilhão da Casa da Barbacam.
Os bilhetes individuais para os concertos custam 18 euros e a assinatura para a Semana custa 125 euros, e pode ser adquirida no local e online.
