Home Música & Espectáculos Festivais de Música Sol Da Caparica Despediu-se Com Lengalengas E Cantigas Tradicionais

Sol Da Caparica Despediu-se Com Lengalengas E Cantigas Tradicionais

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Foi a seguir o som dos risos e dos choros das crianças que se fez a entrada no recinto do Sol da Caparica, no domingo passado, para o último dia do festival e que é descrito como o Dia das Famílias, num festival que é ele todo um festival familiar.

Com um programa que prometia, muita alegria e animação, o cartaz incluia as atuações do Galo Gordo, projecto de Inês Pulpo e Gonçalo Pratas, da parte da manhã e depois pela tarde, os espectáculos O Reino do Sol e o encomendado Canções de Roda, Lengalengas e Outras Que Tais!.

O Galo Gordo subiu ao palco pouco depois das 11h00, e nem mesmo o sol que já se fazia sentir afastou o público, que procurava a sombra debaixo das árvores do Parque. Durante quase uma hora Inês Pulpo e Gonçalo Pratas trouxeram para o palco alguns dos temas da sua autoria, de ambos os trabalhos discográficos já editados, como o incontornável “Bom Dia – Canta o Galo Gordo”, ou “Este Dia Vale a Pena”, entre outros temas de cariz didático, muito bem dispostos, compostos a pensar nos mais pequenos.

Seguiu-se a corrida aos insufláveis, aos stands e 20 pontos de animação associados ao Passaporte do Festival, como a Aldeia Disney, as pinturas faciais, as tatuagens com a Treebo, graffittis, aulas de skate, simulações de surf, ou até subir a um palco, entre muitos outros momentos de animação.

Pouco passava das 15h00 e o espetáculo musical Reino do Sol (uma paródia ao Frozen) invadiu o palco principal com muita animação. Entre temas do filme, e outros, como da série Baywatch, ao hino “Sol da Caparica” dos Peste e Sida, e a personagens como Olaf, Anna, Elsa, banhistas e a icónica vendedora de Bolas de Berlim, foram muitos os momentos que fizeram sorrir e cantar o público.

Mas o momento mais aguardado do dia ainda estava para chegar, no recintos os Robertos de Santa Bárbara, os filmes da Monstrinha e os animadores continuavam a fazer as delícias dos mais pequenos.

E eis que pouco passava das 16h00, quando se começou a ouvir pelo recinto “A Folha do Castanheiro”, nas vozes de Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Samuel Úria, que subiram juntos ao palco da Caparica para interpretar e relembrar algumas das cantigas e lengalengas da música tradicional portuguesa e também outras do seu repertório.

Durante cerca de uma hora ouviu-se “Oh Rosa Arredonda a Saia”, “As Pombinhas da Catrina”, “Alto da Serra”, “Tia Anica do Loulé”, “Valsa do Afonso”, “Ó Menino Ó”, “Oliveirinha da Serra” e era ver os pais a cantar e a dançar, todos divertidos, quase ou mais que as crianças.

Chegou a altura de o Coro Infantil da Academia de Almada subir ao palco, e em conjunto interpretarem temas como “João”, “Canção de Embalar” – imortalizada por Zeca Afonso, “As Armas do Meu Adufe”, “Indo Eu, Indo Eu A Caminho de Viseu, “Machadinha”, “Erva Cidreira” e “Queda do Império”, para fechar.

Um concerto memorável, que contou com direcção musical de Filipe Raposo, e cujo repertório, Vitorino e Ana Bacalhau adiantaram ao C&H, será perpetuado num disco, brevemente. “Uma experiência muito interessante e importante”, segundo confessou Ana Bacalhau, pois permitiu recuperar e preservar a nossa tradição e o nosso património.

Também Vitorino fez questão de trazer estas músicas para as gerações mais novas, “uma vez que as crianças são muito inteligentes e têm boa memória”, para além de gostarem muito deste tipo de canções, ritmadas e alegres. O músico do Redondo relembrou também que, com esta passagem de testemunho, a Samuel Úria e a Ana Bacalhau, “fechou-se um ciclo que começou com Zeca Afonso e a geração dele”, e é importante não deixar estas memórias e tradições desaparecerem nem serem esquecidas.

No final do dia, ficou a promessa de mais um dia memorável como este no próximo ano, em mais uma edição do Sol da Caparica, com muita música portuguesa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version