Dos Quatros Cantos do Mundo para Carnaxide António Zambujo voltou a conquistar

Reportagem de Joice Fernandes

antonio_zambujo_carnaxide7

Depois de sexta-feira ter atuado no Vodafone Mexefest, António Zambujo, um dos alentejanos mais famosos do momento do nosso panorama musical atual, esgotou no sábado o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Numa noite entre fãs e com um forte cariz intimista, o músico revisitou temas de Quinto, já disco de platina, e interpretou ainda outros cantares que marcam o seu repertório, incluindo versões do consagrado Vinicius de Moraes.

O concerto, mais “reservado” do que habitualmente, sem as fãs feverosas que seguem o artista e aqueles momentos de cumplicidade como no tema “Eu ía pela rua quando ouvi: pssstt, pssstt / Eu ia pela rua quando ouvi: Pssstt, pssstt / E logo respondi [entra assobio]” Quando há alentejanas na plateia, os apupos são diferentes: “Péra aí qu’eu vou-me a ti” – costumam gritar, agradou na mesma e muito a quem assistiu, como se foi verificando ao longo da noite pelos aplausos que se ouviram.

Entre os temais mais aplaudidos destacaram-se “Apelo”, “Flagrante” e “Lambreta”. Não admira que o amor pela Maria tenha “crashado”, tal como disse no final do tema “Queria Conhecer-te um Dia”.

A forma como o António vai conversando com os instrumentos e vice-versa é verdadeiramente notável. Depois dos Quatro Cantos do Mundo, a edição recente do CD/DVD Lisboa 22:38 – gravado ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa há cerca de um ano, pulou para o número um do top de vendas nacional, confirmando os caminhos musicais já trilhados pelo artista.

António Zambujo voltou a demonstrar, com muito humor e sentimento, o “outro sentido do fado” entre a bossa nova e os corais alentejanos.

Como já é habitual, o músico não esteve sozinho em palco, fazendo-se acompanhar desta vez por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, José Miguel Conde no clarinete, João Moreira no trompete e Ricardo Cruz no contrabaixo (também responsável pela direção musical), que ajudaram a fazer deste concerto mais um grande concerto de música portuguesa.

 
Artigo anteriorO Natal das Bruxas Vendaval apresentada em Palmela
Próximo artigoLoja das Conservas abre em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome