Escritaria Homenageia Manuel Alegre

O Festival Literário Escritaria, está a decorrer em Penafiel até 27 de outubro. A edição de 2019 homenageia Manuel Alegre, «Poeta da liberdade, da resistência, mas também clássico».

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, este ano é dedicado a um autor ligado ao universo da poesia, Manuel Alegre.

O Festival conta com diversas iniciativas, desde teatro, animação de rua, exposições, apresentação de livros, cinema e música.

Vários atores vão interpretar em vários cantos e recantos da cidade textos de Manuel Alegre, ao mesmo tempo que as fachadas dos edifícios e muitos outros locais da cidade vão exibir a sua obra e torná-la até “portátil” em caixas de leitura, sign floors, e muitos outros objectos, que com textos de Alegre podem ser levados para casa e partilhados com família e amigos.

Do programa, destaque para a Conferência de Imprensa com Manuel Alegre, hoje, seguida do descerramento da escultura e frase do autor homenageado. Nos dias seguintes, Manuel Alegre vai à Escola e no dia 26 está agendado o lançamento de Os Sonetos, de Manuel Alegre. O festival termina com a conferência “Obra de Manuel Alegre” e sessão de autógrafos.

O Festival conta ainda, entre outras iniciativas, com apresentação do vencedor “Prémio Literário Germano Silva” e anúncio do vencedor do concurso “Escritaria à Mesa”, no dia 25 de outubro, bem como a atribuição do Prémio de Jornalismo – Categoria Carreira, no dia 27 de outubro.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorBaladas E Temas Pop Na Estreia De Richard Clayderman Em Portugal
Próximo artigoExposição Da Obra Gráfica De José De Guimarães Para Ver Na Biblioteca Nacional

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome