
Título Original: Corsage
Género: Drama
Realização: Marie Kreutzer
Intérpretes: Vicky Krieps, Colin Morgan, Finnegan Oldfield
Sinopse:
A Imperatriz Elisabeth da Áustria é idolatrada pela sua beleza e conhecida por inspirar tendências de moda. Mas em 1877, “Sissi” comemora 40 anos de idade e deve batalhar por manter a sua imagem pública de amarrar o seu corpete, cada vez mais e mais apertado. Enquanto o papel de Elisabeth foi reduzido contra os seus desejos a puramente performativos, a sua sede de conhecimento e entusiasmo pela vida a tornam cada vez mais insatisfeita em Viena. Um filme de Marie Kreutzer.
Corsage é o filme austríaco candidato ao òscar de Melhor Filme Estrangeiro pela Áustria, inspirado em factos reais, este não é um documentário, é um filme de ficção que tem por base uma pessoa real e uma parte da sua vida.
A narrativa é contada por uma realizadora mulher, que conta a estória com os olhos do nosso tempo e não com os olhos da época em que Elizabeth viveu. Longe do mito romântico que Romy Schneider encarnou e nos transmitiu, este não é um filme para fãs da imperatriz, mas para quem gosta de bons filmes europeus.
Um filme que vale a pena ver, pelo filme e pela maneira como a realizadora apresenta a narrativa, um forte candidato aos óscares.