
É impossível enumerar todas as iniciativas, espectáculos de dança, teatro ou de rua, mas a semana promete ser animada e é quase tudo gratuito.
Na véspera do aniversário, que se assinala a 5 de Outubro, a EGEAC organiza o Grande Baile da República, que é co-produzido pela Pataca Discos e que vai ter como director artístico João Paulo Feliciano. O ilustre ex-candidato presidencial Manuel João Vieira é o mestre-de- cerimónias.
A partir das 21h30 de dia 4 (segunda-feira) é ele quem conduz os convidados por um espectáculo, de entrada gratuita, que começa com Pedro Burmester, seguido da Banda Sinfónica da GNR e com o Real Combo Lisbonense, chama Vitorino, Lenita Gentil, Jaime Nascimento e B Fachada e termina com o pé a sair do chão, ao ritmo do grupo brasileiro Orquestra Imperial.
“Serão Grupos de pessoas criando imagens de acções metafóricas e simbólicas, que falem por si e que recordem que, tal como em 1910, ainda faz sentido lutar pela liberdade, pela igualdade, pela solidariedade e pelo optimismo regenerador e progressista, criando uma memória colectiva que fortaleça a identidade nacional”, refere «o Bando».
A duração do evento será de 20 minutos e no final haverá um banquete popular de confraternização democrática e comemoração do Centenário da República Portuguesa, oferecido a todos os participantes.
O percurso tem início nos Paços do Concelho, seguindo Terreiro do Paço, Estação do Rossio (Rua 1.º de Dezembro), Praça Marquês de Pombal, Quartel de Campolide (Rua da Artilharia Um), Quartel de Campo de Ourique (Rua da Infantaria 16, 30), Quartel do Corpo de Marinheiros de Alcântara (Rua do Sacramento, a Alcântara) e Cordoaria Nacional (Rua da Junqueira).
O itinerário histórico envolve ainda uma visita às principais exposições do programa oficial do Centenário da República em Lisboa.
As escolas do ensino secundário e os idosos podem fazer este percurso de terça a quinta-feira, enquanto que as famílias e o público em geral têm os fins-de-semana reservados. As viagens decorrem entre as 11h00 e as 15h00.
Por Cristina Alves