Home Cultura Arte & Exposições Exposição de arquitetura regional portuguesa dos anos 1950 em Vila Nova da...

Exposição de arquitetura regional portuguesa dos anos 1950 em Vila Nova da Barquinha

territorio comumA Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha acolhe de 8 de fevereiro a 25 de maio a exposição de fotografia Território comum – Imagens do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, 1955-1957.

A mostra reúne 100 revelações do espólio da Ordem dos Arquitectos, num levantamento fotográfico coordenado por Francisco Keil do Amaral, que viria a dar origem em 1961 à publicação Arquitectura Popular em Portugal.

A exposição realiza-se numa parceria entre o Município de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, no âmbito do Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

Entre 1955 e 1957, o então Sindicato Nacional dos Arquitectos levou a cabo um levantamento denominado Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa. Sob a coordenação do arquitecto Francisco Keil do Amaral, 18 arquitectos realizaram cerca de dez mil fotografias. Contudo, apenas uma pequena parcela foi reproduzida na já célebre publicação A Arquitectura Popular em Portugal, de 1961, uma obra fundamental na sedimentação de um certo imaginário do território português.

Esta coleção viria mais tarde a ser classificada e tratada de forma digital, numa iniciativa da Ordem Dos Arquitetos, dando visibilidade pública a muitas fotografias que nunca foram incluídas nas quatro edições do livro.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 16h30 e ao fim de semana e feriados das 14h30 às 16h30.

Texto de Susana Sena Lopes

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version