Sou Filha das Ervas – Cantigas Para o Coração é o espetáculo que a Fábrica das Artes, do CCB, apresenta para maiores de 4 anos, nos dias 22 de fevereiro, 1 de março e 4 de abril.
Na casa do botão do meu vestido azul cabem poemas, quadras soltas e canções de antigamente. Cabe um amor marinheiro, que acende um cravo na boca, e outro amor tão pequenino como um grão de arroz. Cabem laranjas, tangerinas, cabras cabrochas, bichos-de-conta, pintainhos e galochas. Cá vamos cantando, cantando, cá vamos chorando, chorando, Cantando, chorando e rindo… Entre o cheiro do jasmim e as ervinhas do chão, cantamos cantigas para o coração. Ai Maria, ai Maria, ai Maria, são três vozes à capella pelas ruas a brincar, de pedra, pedrinha a pedrinha, corremos ao som das cantigas, paramos só pr’a cantar. Nesta casa portuguesa, de quatro paredes caiadas, escutamos, com toda a certeza, os versos e as cantigas de Amália!
O espetáculo, inserido no Ciclo Pharmácia Amália, é uma co-produção da Monda Teatro-Música e conta com Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma, Tânia Cardoso (vozes e percussão) e os músicos convidados Rodrigo Crespo (guitarra) e Catarina Anacleto (violoncelo).
Quero cantar para a lua
Deixem-me cantar na rua
Vim da rua, vim das pedras
Nada sei das vossas regras
Regras não são para mim
Amália Rodrigues, Versos
As sessões têm a duração de 40 minutos, e estão marcadas para 22 fevereiro, às 15h30; 1 de março, às 15h30 e 4 de abril, às 15h00, no Espaço Fábrica das Artes. Os bilhetes custam 6 euros e podem ser adquiridos no local.
