A Vila de Sagres acolhe, de 10 a 13 de outubro, a 10ª edição do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza. A iniciativa abarca 80 saídas de campo, 60 observações de aves, 40 workshops e palestras, 50 atividades marítimas e 20 atividades para crianças.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Festival conta com uma panóplia de iniciativas, centradas particularmente, na migração anual de observadores de aves.
Nesta época do ano as aves sobrevoam o Algarve rumo aos seus territórios de invernada em África. O Festival acompanha esta migração através de sessões de observação de aves, em terra e no mar; sessões de observação de borboletas noturnas; passeios para observar baleias; caça aos fósseis no Forte de Beliche, entre outras atividades.
O cabeça de cartaz desta edição é o alma-de-mestre, uma pequena ave marinha cujo voo faz lembrar o de um morcego.
Da programação destaque ainda para as sessões de fotografia (de aves noturnas a aves em voo e de técnicas de campo a fotografia de estrelas) e sessões de ilustração (desde esboços no campo a ilustrações com esferográfica).
A participação nas várias iniciativas requer inscrição obrigatória.
