Festival de Poesia E Música De Foz Côa Homenageia Pires Cabral E António Victorino D’Almeida

O festival literário mais antigo do país regressa, na sua 41ª edição, de 30 de abril a 3 de maio, ao município de Vila Nova de Foz Côa. Serão mais de 30 iniciativas, desde sessões de conversas e debates com alunos, exposições, leituras, música, teatro, apresentações de livros e ainda um Comboio Literário.

Esta edição do festival destaca a obra do poeta transmontano A.M. Pires Cabral e do maestro e compositor António Victorino d’Almeida.

Nas palavras de Jorge Maximino, fundador e Diretor do Festival, “as homenagens deste ano colocam em destaque as obras do poeta A. M. Pires Cabral e do compositor António Victorino d’Almeida, através de colóquios, conversas, leituras de poemas e, ainda, um recital das sopranos Ana Maria Pinto e Marina Pacheco, acompanhadas ao piano por Olga Amaro e Cristóvão Luís”.

Figuram ainda no cartaz autores como Ana Zanatti, Fernando Pinto do Amaral, Rui Lage, os atores Rui Spranger e Ana Couto, e músicos como o compositor e contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva e Mafalda Veiga.

O Festival de Poesia aproveita também a deslocação de todos estes autores para reforçar a aproximação ao ensino, as sessões escolares incluem contos infantis, oficinas de canto, música e teatro, uma ação de formação para professores e, ainda, conversas com autores presentes no Festival. Os alunos retribuem depois à comunidade através da leitura de poemas de Luís de Camões e com a exposição na Biblioteca escolar “A amizade na arte”.
Durante todo o festival, e em simultâneo com a programação, decorre a habitual Feira do Livro de Poesia, promovida pela Snob Livraria e Editora, onde é possível adquirir alguns exemplares da obra dos autores presentes, entre outros.

O festival vai ocupar o Pequeno e o Grande Auditório do Centro Cultural de Foz Côa, assim como o Hall, onde se realiza a feira do livro, e onde será feita uma instalação dos artistas António Barros e Augusta Villalobos.

Destaque ainda para a sessão “Pinguim Fora de Portas” que recria em palco o hábito das segundas de leitura no espaço Pinguim, no Porto, que há mais de 30 anos leva a poesia ao público.
Na área da performance, os estudantes do Balleteatro levam a poesia à rua, em locais como o Mercado, a Rua de S. Miguel, a Praça do Tablado e a Praça do Município.
No grande auditório do Centro Cultural de Foz Côa, alunos do concelho vão apresentar o espetáculo poético “Recado aos amigos distantes”.

Para assinalar a abertura do festival, na quarta-feira, 30 de abril, será organizado um Comboio Literário que parte da Estação de S. Bento, no Porto, em direção ao Pocinho, atravessando toda a paisagem do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial, até chegar a Vila Nova de Foz Côa.

O Festival de Poesia e Música de Foz Côa encerra em 3 de maio, sábado, com uma conversa-concerto da cantora e compositora Mafalda Veiga, depois de uma mesa-redonda e de uma sessão de leitura pelos poetas convidados.

Todas as sessões e espetáculos têm entrada livre, limitada à lotação da sala.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorCompanhia Da Esquina Apresenta 50 MADRUGADAS No Museu Do Fado
Próximo artigo3 Palmas Na Mão Com Novas Datas De Concertos

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome