O festival literário mais antigo do país regressa, na sua 41ª edição, de 30 de abril a 3 de maio, ao município de Vila Nova de Foz Côa. Serão mais de 30 iniciativas, desde sessões de conversas e debates com alunos, exposições, leituras, música, teatro, apresentações de livros e ainda um Comboio Literário.
Esta edição do festival destaca a obra do poeta transmontano A.M. Pires Cabral e do maestro e compositor António Victorino d’Almeida.
Nas palavras de Jorge Maximino, fundador e Diretor do Festival, “as homenagens deste ano colocam em destaque as obras do poeta A. M. Pires Cabral e do compositor António Victorino d’Almeida, através de colóquios, conversas, leituras de poemas e, ainda, um recital das sopranos Ana Maria Pinto e Marina Pacheco, acompanhadas ao piano por Olga Amaro e Cristóvão Luís”.
Figuram ainda no cartaz autores como Ana Zanatti, Fernando Pinto do Amaral, Rui Lage, os atores Rui Spranger e Ana Couto, e músicos como o compositor e contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva e Mafalda Veiga.
O Festival de Poesia aproveita também a deslocação de todos estes autores para reforçar a aproximação ao ensino, as sessões escolares incluem contos infantis, oficinas de canto, música e teatro, uma ação de formação para professores e, ainda, conversas com autores presentes no Festival. Os alunos retribuem depois à comunidade através da leitura de poemas de Luís de Camões e com a exposição na Biblioteca escolar “A amizade na arte”.
Durante todo o festival, e em simultâneo com a programação, decorre a habitual Feira do Livro de Poesia, promovida pela Snob Livraria e Editora, onde é possível adquirir alguns exemplares da obra dos autores presentes, entre outros.
O festival vai ocupar o Pequeno e o Grande Auditório do Centro Cultural de Foz Côa, assim como o Hall, onde se realiza a feira do livro, e onde será feita uma instalação dos artistas António Barros e Augusta Villalobos.
Destaque ainda para a sessão “Pinguim Fora de Portas” que recria em palco o hábito das segundas de leitura no espaço Pinguim, no Porto, que há mais de 30 anos leva a poesia ao público.
Na área da performance, os estudantes do Balleteatro levam a poesia à rua, em locais como o Mercado, a Rua de S. Miguel, a Praça do Tablado e a Praça do Município.
No grande auditório do Centro Cultural de Foz Côa, alunos do concelho vão apresentar o espetáculo poético “Recado aos amigos distantes”.
Para assinalar a abertura do festival, na quarta-feira, 30 de abril, será organizado um Comboio Literário que parte da Estação de S. Bento, no Porto, em direção ao Pocinho, atravessando toda a paisagem do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial, até chegar a Vila Nova de Foz Côa.
O Festival de Poesia e Música de Foz Côa encerra em 3 de maio, sábado, com uma conversa-concerto da cantora e compositora Mafalda Veiga, depois de uma mesa-redonda e de uma sessão de leitura pelos poetas convidados.
Todas as sessões e espetáculos têm entrada livre, limitada à lotação da sala.
