O Festival de Fado está de regresso e anuncia a sua primeira cidade de 2025. Madrid terá a sua 15ª edição com uma programação imperdível. O evento será realizado nos dias 22 de abril, 3 e 4 de maio e, este ano, terá um motivo especial: a comemoração do centenário do nascimento de Carlos Paredes.
O festival vai celebrar o centenário do nascimento de Carlos Paredes, músico cujo legado se tornou num dos grandes monumentos da cultura portuguesa. “O seu génio está intimamente ligado à evolução da guitarra portuguesa, instrumento que transformou num símbolo vivo e universal da Cultura Portuguesa”.
O programa do festival inclui o grupo de guitarras Alvorada (22/04 no CaixaForum Madrid), que explorará a geografia musical de Carlos Paredes e concertos de artistas de renome como Fábia Rebordão (03/05 no Teatro Albeniz) e Katia Guerreiro (04/05 no Teatro Albeniz) que celebra 25 anos de carreira.
A guitarrista e musicóloga Luísa Amaro fará uma conferência sobre a mestria de Carlos Paredes, explorando a sua técnica inovadora, a sua capacidade de transmitir emoções através da música e o seu impacto duradouro no Fado e na cultura portuguesa.
Será também exibido o documentário de Edgar Pêra “Movimentos Perpétuos”, uma homenagem à vida e obra de Carlos Paredes que através de testemunhos, imagens de arquivo e a narração do próprio guitarrista oferece uma visão íntima e comovente da vida e obra do músico.
Para além disso, o Museu do Fado e a Lisboa Cultura apresentam uma exposição Asas Sobre o Mundo sobre a vida e obra de Carlos Paredes, que incluirá fotografias, documentos, instrumentos e outros objectos que ilustram o seu percurso pessoal e musical.
Os bilhetes para o festival estão à venda online.
