Festival Internacional da Máscara Ibérica já arrancou em Lisboa

Reportagem de Alexandra Gil

fimi_3Começou hoje, dia 8 de maio, a IX Edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica. Organizada pela Progestur, em parceria com a EGEAC, a iniciativa volta uma vez mais, e até domingo, a animar o Rossio, em Lisboa.

O ponto alto do evento será o já habitual Desfile Máscara Ibérica que, previsto para sábado, irá partir às 16h30 da Praça do Município, percorrendo depois a Rua do Ouro em direção ao Rossio. Este ano são esperados mais de 500 participantes, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora ou Astúrias são apenas algumas das regiões representadas neste desfile, que conta em estreia absoluta com a participação do grupo Mamuthones e Issonhadores Pro Loco Mamoiada, da Sardenha, Itália.

As noites de sexta e sábado e a tarde de domingo vão ser de festa no Palco Ibérico, com concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock. Já amanhã, às 22h00, regressam os espanhóis Skama La Rede, grupo responsável por um dos mais memoráveis espetáculos de sempre do festival. Sábado, à mesma hora, chega a vez do Rossio se render a Kepa Junquera, músico basco que é uma referência da música folk. Com o seu acordeão diatónico, chamado trikitita, Junquera tem conquistado públicos em todo o mundo, estabelecendo a fronteira entre os sons do País Basco e uma sonoridade mais contemporânea. O Palco Ibérico despede-se no domingo, às 18h00, com a atuação dos portugueses Ginga.

E se música não vai faltar para os lados do Rossio, o mesmo acontece com a gastronomia. Grande aposta desta edição, os sabores ibéricos irão marcar presença através de workshops e showcookings, e muito bem acompanhados dos vinhos peninsulares. Em 2014, a vertente gastronómica do festival conta com, entre outros, os chefes Michelin Vítor Matos, Miguel Laffan, Marcos Moran e André Silva.

Todos os dias, a partir das 11h00 e até à 1h00 é ainda possível apreciar a Mostra das Regiões, que este ano se apresenta com 30 espaços dedicados ao artesanato de Portugal e Espanha, nomeadamente de regiões ligadas à máscara, e a iguarias de fazer crescer na boca como os queijos, os fumeiros e a doçaria. A animação de rua, essa está assegurada pelos Sidros de Valdesoto (Astúrias), pelos italianos Mamuthones e Issonhadores Pro Loco Mamoiada, pelos Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e pelos portugueses Pauliteiros da Granja.

This slideshow requires JavaScript.

Artigo anteriorComo não estar Atento aos sinais de Ney Matogrosso?
Próximo artigoFarruquito, El gitano deslumbrou no CCB

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome